terça-feira, janeiro 23, 2007

Crónica da ronda de 21/01/2007 (Batalha)

Começamos com um momento de partilha de amizade e a nossa oração. Este domingo a dupla Manela e Sabina em acção. Já há algum tempo que a chuva não nos visitava nas noites de domingo, mas lá a enfrentamos.

Como visitamos o Sr. D. no dia dos anos, esta noite seguimos directamente rumo ao Sr. F. que estava naqueles dias de concentração extrema… A perfeição, concentração, empenho e educação são características que o acompanham! Insistimos numa conversa para desmistificar aqueles momentos (ou pelo menos tentar), mas percebemos que não estava muito receptivo. Vimos a nossa distribuição da “casa” do Sr. F., elogiamos a mudança e seguimos rua abaixo…

…e lá encontramos o casalinho enamorado! São um máximo… O Sr. Z. e a Sra. A.M. esta noite estavam sozinhos, pois infelizmente o Sr. M. fez das suas e o Sr. Z. não perdoa, pois “preza muito a amizade e a sinceridade”! Sinceramente achamos bem – no entanto não sabemos onde anda o Sr. M., esperemos que ponha a cabeça no sítio. Falamos um pouco com o casal e pareceram-nos muito bem, pois a Sra. A.M. parece cheia de força para se tratar, que alegria! Demos todo o nosso apoio e confortamos o casal com umas camisolas e uns casacos – estavam a precisar.

O Sr. J. esse deixou de aparecer, a esperança é que tenha sido ajudado por uma assistente social, pois havia uma perspectiva. O C. não o encontramos apesar das voltas que demos pela zona. No entanto, deixamos um saco a um senhor que encontramos na Rua 31 de Janeiro, mas como dormia (em posição estranha e profundamente) não achamos por bem acordá-lo.

Bem do P…. já nem contamos encontra-lo no sitio do costume, acreditamos que esteja junto da irmã. Mas o Sr. E. substituiu-lhe o lugar, mesmo que por pouco tempo (noticia recente), pois regressará dentro em breve “ao porto de abrigo” de onde saiu recentemente – o que para nós não deixa de ser bom, pois sabemos que está a ser cuidado como merece! Este domingo até contamos com mais um elemento, “o Fulano” – ambos ficaram radiantes por se reencontrarem… Partilhamos um momento mágico! Mas bem, desta vez vou terminar a crónica rapidamente, pois necessitaria de muitas palavras para descrever o nosso final de noite na Rua José Falcão! Não termino sem antes dizer que a cada dia que passa o Sr. E. é um amigo que nos “bate” bem fundo e que nos mostra, mesmo que seja nas entrelinhas das palavras que diz e escreve, que a vida é muito mais de que um simples quotidiano citadino que teimamos viver. Ficam pensamentos, promessas e vontade de reencontro próximo, e claro, um abraço aos que não estiveram connosco.

Uma boa semana e termino com um pensamento profundo (eheh):

“A preguiça dá trabalho e o trabalho dá preguiça!”


Sabina Martins

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi mm uma noite especial! As horas de conversa com o E. dão muito que pensar fazem um bem a ele e a nós!!

Obrigada pela crónica Sabina :)