quinta-feira, janeiro 04, 2007

Crónica da ronda de 1/1/2007 (Batalha)

Na primeira ronda do ano eu a São e Sabina lá saímos em representação da ronda da Batalha, desta vez com o intuito de desejar um excelente ano a cada um dos nossos amigos de rua.

Fomos directas ao Sr. D que já dormia. Surpreendentemente despertou rápido e esteve muito conversador. Recebeu a sua prenda de Natal - a São preparou o embrulho a rigor - e mais uma vez nos deixou admiradas por ter aceite e gostado logo à primeira! Ainda oferecemos umas meias que também gostou. Para finalizar as ofertas nada melhor que um chocolate levado pela Sabina que o fez sorrir e não hesitou em comê-lo!! Na longa conversa que foi tendo desvendou-nos algo mais sobre a sua família, os seus passeios, desejos e o seu dia-a-dia. Pediu-nos para que na próxima semana – além do típico cobertor – levássemos uns banquinhos para ficarmos mais confortáveis a conversar com ele, e, se possível, ficarmos lá a noite toda! Pedidos que se ficarão pelo cobertor - sempre já o ajuda a sonhar mais quentinho... Ficou no ar a esperança de que 2007 seja um ano mais ‘simpático’ para este nosso amigo e desejamos que a sua simpatia de hoje se prolongue também por muitos anos...

Seguimos ao encontro do Sr. F. Estava alerta pois ainda vínhamos ao longe e já acenava com o braço. Foi uma visita muito especial; desde cantorias, a conversas cheias de risos (por nada se perceber!), a imensos apertos de mão, e muitos monólogos aos quais não sabíamos o que dizer! Seguiu-se uma nova fase que foi a do nosso acolhimento nas suas instalações. Já lá estavam 3 bancos, um para ele e dois para nós... ainda tivemos direito a um ‘sofá’ improvisado, que foi de todo impossível experimentarmos! Ele ficou um pouco triste por isso, mas com certeza tudo o resto terá compensado!

A conversa em volta daquela ‘sala’ improvisada e de cigarro na mão tornou a nossa amizade numa amizade de longa data e num momento de cumplicidade. Sem dúvida ele é um senhor extremamente educado, com uma simpatia tremenda e um sorriso que nos faz esquecer qualquer situação menos confortável!

O Sr. J e o P não se encontravam nos locais habituais. Ficamos à espera do próximo Domingo para lhes desejarmos um 2007 cheio de força para encontrar o rumo certo!

A ronda terminou com uma oração ‘de amizade e partilha’ e com muito doce à mistura!!

Manuela Coelho

Sem comentários: