quinta-feira, janeiro 12, 2006

Quem somos?

O FASrondas (Famílias, Aldeias e Sem-abrigo) é um grupo de jovens voluntários do Porto, que desenvolve trabalhos de acção social junto dos mais carenciados do Grande Porto. O grupo foi fundado já antes de 2003 por um pequeno núcleo de voluntários, tendo vindo a crescer desde então, contando actualmente com cerca de 80 voluntários. É um grupo católico, aberto a todas as pessoas, independentemente das suas crenças, e está ligado ao Centro de Reflexão e Encontro Universitário - Inácio de Loyola (CREU-IL) dos Jesuítas portugueses.

Actualmente actua em cinco vertentes:

Apoio a Famílias – visitas a famílias ou pessoas singulares da cidade do Porto. O apoio pode ser dado a pessoas que vivam em solidão, a doentes, alguém com problemas psico-motores, ou ainda a crianças. Abrange actividades variadas com os objectivos de combater a solidão, ajudar nas tarefas domésticas, dar explicações ou ajudar ao desenvolvimento pedagógico infantil, entre outros. As visitas são feitas por pares de voluntários, com frequência semanal e horário a combinar com o visitado.

O objectivo é construir com essa(s) pessoa(s) uma relação contínua, assente no apoio e na ajuda concreta das necessidades em causa.

O FASFamílias é um voluntariado personalizado onde os voluntários se adaptam à especificidade da realidade em causa, através de visitas necessariamente contínuas e rotineiras, em horários elásticos e flexíveis porque combinados com o(s) próprio(s) visitado(s). Ocorrem com o mínimo de 1 visita semanal, sendo que tempos de visitas, regularidades, necessidades de entrega e disponibilidades são variáveis consoante as disponibilidades dos voluntários e a exigência do caso acompanhado.

Com a experiência reparámos que é possível, em poucos meses, criar laços de amizade que fazem a diferença, quer nas pessoas visitadas quer nos próprios voluntários. Sem dúvida um trabalho de entrega muito gratificante que tem dado frutos. Cada voluntário leva um pouco de si junto a alguém que, da sua carência, faz nascer uma família.


Apoio às Aldeias – trabalho semelhante ao da vertente das famílias. Intervenção de âmbito mais alargado tentado conjugar esforços entre a comunidade, a paróquia, o centro de saúde e outras entidades, para ajudar a suprimir necessidades identificadas em conjunto.
O 1.º objectivo é o combate à solidão existente e o 2º, a colaboração com os agentes locais na concretização de pequenos eventos (festas). Para isso reunimo-nos com as diversas entidades de acção social, locais e vizinhas, na busca de sinergias e melhorias para as pessoas que acompanhamos.

Os eventos pontuais ocorrem ocasionalmente (em datas marcadas e comunicadas com a devida antecedência) e os voluntários, paralelamente à tal calendarização, efectuam, divididos em grupos, as chamadas visitas quinzenais a idosos e pessoas carenciadas, em quatro locais distintos (Candemil, Bustelo, Basseiros e Ansiães), sempre ao sábado, num horário entre as 10h00 - partida do Porto - e as 18h30 - chegada ao Porto. O local de partida e de chegada é a Igreja de Nossa senhora de Fátima, na Rua Nossa Senhora de Fátima. Cada voluntário assume o compromisso de ir um sábado por mês, mais dois sábados extra por ano. O grupo está dividido em duas metades que alternam quinzenalmente, e que de dois em dois meses reúnem de forma a manter o espírito de grupo e a receberem eventuais novos voluntários.

Durante os anos de execução do projecto foram realizadas diversas actividades para jovens e crianças (festas de Natal, caminhadas, festas de encerramento da catequese com torneio de jogos variados, festas de Magusto e acção de formação para adultos sobre educação) e o acompanhamento de idosos e pessoas carenciadas. Paralelamente reunimo-nos com diversas entidades da acção social locais e vizinhas, com resultados muito positivos.

Apoio aos Sem-abrigo - levada a cabo por 30 voluntários, efectua visitas semanais (aos Domingos à noite – 21:45) tentando criar laços com a população sem-abrigo (visitamos cerca de 50) da cidade do Porto. Ao mesmo tempo assegura assistência alimentar, de vestuário, e de reencaminhamento para instituições de apoio social, ajudando à reintegração. Tem como objectivo principal construir uma relação de confiança com a pessoa sem-abrigo de forma a restituir-lhe valor e dignidade, respeitando a sua total liberdade.
A coordenação deste trabalho com outros grupos permite prestar assistência a toda a população sem-abrigo da cidade (cerca de 200 pessoas).


Apoio a Imigrantes – projecto que arrancou em Novembro de 2007, onde se pretende dinamizar actividades para as pessoas detidas na Unidade Habitacional de Santo António (UHSA) que, na maioria dos casos, aguardam repatriamento. As pessoas têm faixas etárias variáveis (com prevalência da faixa 20-40 anos) podendo haver pessoas de ambos os sexos, todos os continentes, diversas etnias e religiões. A UHSA tem capacidade para 30 pessoas, sendo o seu tempo de permanência sempre inferior a 60 dias.
O objectivo é a realização de diferentes actividades com as pessoas de forma a ocupar parte do seu tempo livre na UHSA; procura-se assim aliviar um pouco o momento difícil por que estão a passar e facilitar uma melhor integração e estadia na UHSA.
As visitas são quinzenais sendo efectuada uma visita mensal por grupo, (as duas metades do grupo alternam de forma a serem garantidas visitas quinzenais) ao domingo à tarde.

Apoio a Séniores - projecto que iniciou a sua actividade em Janeiro de 2009, onde se pretende dinamizar actividades de animação para as pessoas que frequentam o Centro de Dia do Bairro do Bom Pastor da Cruz Vermelha (CDBBPCV). As cerca de 15 pessoas têm mais de 65 anos e passam os dias úteis no Centro.
O objectivo é a realização de diferentes actividades com as pessoas de forma a trazer um pouco de animação ao seu dia.
O grupo está dividido em dois, pelo que são feitas visitas quinzenais, no entanto, cada grupo faz uma visita mensal. As visitas ocorrem em horário laboral, das 10-12h ou das 14-16h.
Para saber mais detalhes sobre o funcionamento do grupo e de cada vertente em particular poderá ainda consultar o separador Práticas Internas.


vídeo de apresentação:
Ver em ecrã inteiro (Recomendado)

Para mais informações, contacte-nos!

Sem comentários: