sexta-feira, janeiro 05, 2007

Crónica da Ronda de 1/1/2007 (Areosa)

A ronda foi num dia de semana diferente! Era segunda-feira, dia 1 de Janeiro de 2007. Os voluntários foram aparecendo e a oração inicial atrasou-se um pouco. Agradecemos o ano de 2006 e rezámos a Nossa Senhora, já que se tratava do dia de Santa Maria, Mãe de Deus.

Por ser uma ronda diferente, a nossa equipa (Eu, Andreia e Ana) foi reforçada com o João e as Ritas. Partimos para casa da S. que não esperava pela nossa visita. O sr. J. nem sequer tinha aparecido. Não se tinham mentalizado que nós iríamos no dia 1 e não no domingo da passagem de ano. A S. falou do hospital e dos remédios que tem de tomar. As relações que mantém, são na maioria com pessoas também doentes psiquiátricos. Designadamente no hospital. Esta convivência não lhe faz nada bem...

Seguimos para a casa abandonada. Tivemos que buzinar, porque, também aqui ninguém nos esperava. Apareceram uns seis sem-abrigo, incluindo um novo naquela paragem: O sr. das a. Distribuímos meias por quase todos, que tinham sobrado da ronda que fizemos no Natal com os escuteiros. Trocámos votos de bom ano e propósitos para 2007. O sr. Z. M. não estava, o que esperamos ser bom sinal, pois tinha-nos dito que ia fazer a desintoxicação com internamento. (Ansiamos por novidades!)

A paragem seguinte foi a mais complicada de todas. Foi a vez em que, sem desistirmos, insistimos mais com o sr. M. para que nos recebesse. Finalmente ele foi muito querido com uma das Ritas que não ia voltar a ter nenhuma ronda, mas que tinha imensa vontade de o conhecer. Apesar de todos aqueles impropérios iniciais, o sr. M. tem um “coração de manteiga” que compensa o esforço que temos que fazer para o reconquistar em todas as rondas.

D. I., na impressionante caixa de cartão de electrodoméstico... a dormir. Muito ensonada lá conversou um pouco, principalmente sobre o ano que passou e como gostava que fosse diferente 2007.

A partilha final foi à porta de casa das meninas, os 6 num “C1”, pois o frio era muito!

Bom 2007 e um abraço.

Sem comentários: