terça-feira, janeiro 16, 2007

Crónica da ronda de 14/01/2007 (Batalha)

Foi à luz de alguns flash’s que começamos a nossa noite… Reunidos e unidos por um mesmo objectivo, iniciamos a nossa missão. O grupinho quase todo reunido (a São, o Luís, a Inês, a Manela e eu) voou para junto do Sr. D. e desta vez estava ensonado, mas claro q não deixou de resmungar “As minhas calças? Oh… dizem trazem trazem trazem, e nada!” – bem desta vez demos-lhe uma descompostura porque ele raramente sabe o que quer… Rapidamente se contentou com o nosso vendedor especialista de cobertores… bem foi um máximo e muito divertido! Ficou a promessa de festejarmos todos juntos os anos do Sr. D. – pareceu-nos animado com a ideia.

O Sr. F. desta vez estava em momento de reflexão… ele é tão educado! – disse-nos para não ficarmos tristes mas estava demasiado concentrado com o seu caderno! Fica esperança de uma noite calorosa para a semana… Mais abaixo encontramos um casal que se assustou com a nossa chegada mas numa pequena abordagem percebemos que estavam há pouco tempo na rua e que tinham procurado ajuda junto de uma assistente social. Pelo menos estão bem encaminhados!

O Sr. Z., a D. A.M. e o Sr. M. estavam na “segunda casa” – Igreja da Trindade! Lá os encontramos e desta vez com um outro amigo que chegou depois de nós – o N.! Alguém que já os conhecia e que os visita frequentemente, mas não regularmente :) é bom saber que sempre vão tendo alguém para olhar por eles. Esta semana percebemos que existe uma vontade enorme da D. A.M. para ser tratada – estamos desejosos e demos muita força para avançar! O Sr. Z. dá-lhe muita força, são um casal super castiço! O Sr. M. tem uma história mais complicada e percebemos que ainda há ali muito caminho a percorrer, mas acreditamos que devagar vamos conseguir ajudar! Fizemos um pacto com ele e mostramos-lhe que para nós é fundamental “DAR” e perceber que também podemos “RECEBER” – esperamos por efeitos :)

O regresso do Sr. E. Por um lado não é uma boa notícia porque gostamos sempre que os nossos amigos estejam bem, mas este é um caso que nos deixa entre a espada e a parede… Será egoísmo achar que o Sr. E. está melhor assim? Achamos que enquanto não se encontrar e resolver “os conflitos” que vivem com ele, de nada adianta prende-lo numa gaiola – o Sr. E. é mesmo dono da vida dele e não adianta insistir! Ah, e lamento informar caros amigos, mas para mim não é Sr. E, mas sim E. Estranhamente só em mim não gostou do “Sr.”, vai-se lá saber porquê! Falamos durante tanto tempo… e penso que por todos, ficaríamos ali horas e horas a fio a falar … Entusiasmados q estávamos, ele nos quer mostrar o trabalho que fez com o amigo no Natal! Falou-nos e tem saudades :), disse-nos “esse Fulano (o João) disse-me para pensar em escrever um livro e isso nunca mais me saiu da cabeça!” - demos força e incentivo. Ali há realmente uma forte ligação, laços fortes de amizade. Para a semana há mais… não queria esquecer de alguém que nos faz imensa falta, mas que desejamos que esteja tudo bem – o P.

Procuramos o Sr. J. e o Sr. P. mas não estavam :( Pelo menos que estejam bem, já é um consolo! Já se vota para mudarmos o nome da nossa ronda, mas revelaremos quando este estiver efectivamente definido, agora está no segredo dos “borrachitos e tarados” :D

Longa a crónica não? Mas quero terminar com algo que esta noite me marcou por muitos motivo, porque há alturas em que a cumplicidade de alguém nos adivinha os pensamentos:

“Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.(…)”

Álvaro Campos

Sabina Martins

Sem comentários: