quarta-feira, janeiro 10, 2007

Crónica da Aldeia de 06-01-2007 (dia de Reis)

Existem momentos fantásticos, que aproximam as pessoas e transformam o nosso quotidiano em algo mágico. Este sábado foi assim!

Era dia de Reis e como a tradição ainda é o que era, resolvemos cantar os Reis às pessoas que visitamos quinzenalmente em Ansiães, Bustelo e Candemil. Partimos o mais rápido possível pois havia ainda que ensaiar, mas confiantes no trabalho do “maestro” João Bateira. Após a habitual viagem assentamos praça nas “Águias do Marão”. Reinava a boa disposição e foi com um sorriso nos lábios que ensaiamos e, seguidamente, almoçamos. Iniciava-se depois o grande périplo, já os ponteiros haviam ultrapassado as 14 horas. Qual fanfarra: 12 “vozes de rouxinol”, 2 violas, um adufe e uma pandeireta. Já nada nos podia deter! Foi em autentico clima de festa que fomos “invadindo, uma a uma, as casas; espalhando alegria e boa disposição e rejeitando qualquer contributo que as pessoas de bom grado e em respeito ao velho costume se preparavam para oferecer. Primeiro em Candemil, a D. Maria do Carmo e a D. Cândida, depois em Ansiães, D. Albina e Sr. Joaquim, D. Olívia e a D. Maria Fernanda, e, por fim, em Bustelo, D. Celeste, D. Emília e Sr. Aurélio, e D. Fernanda e o Sr. António, este ultimo não enjeitou em juntar a sua voz à nossa. No fim não podíamos negar o cansaço do corpo, em resultado de tão agitada tarde, mas também não podíamos esquecer os olhares de espanto e felicidade (aqui não posso deixar de referir a D. Olívia, uma senhora de 99 anos, já com algum “deficit” auditivo, que celebrou connosco de uma forma inesperada). Viva aos Reis!

Rui Mota

2 comentários:

Anónimo disse...

OI!
Grande crónica! Se já estava com IMENSA pena de não ter podido ir então agora fiquei completamente deprimida.. eheh

A crónica está altamente, e acredito que tenha sido mm fantástico. Parabéns a todos pelo maravilhoso trabalho que fazem nas aldeias!

Manela

Anónimo disse...

Ainda bem que foi tão musical e intenso a nível de relações com as pessoas!!! Fico mesmo contente com o avançar do projecto..só tenho pena de não estar tão presente este ano!
maria;)