quinta-feira, novembro 02, 2006

Crónica da Ronda de 29/10/2006 (Areosa)

“Como uma criança que recebe O presente tão esperado e de tanta alegria e emoção nem lhe consegue tocar. Fica só a contempla-lo com uma lágrima no canto do olho..”

Foi assim que me senti quando dei por mim na oração que deu inicio a esta ronda, a minha primeira ronda.

A S. e o Sr. Z tinham ido encontrar-se connosco para nos acompanharem na oração. Foram o meu primeiro contacto, e que bom que o tornaram, que abraços ternos e acolhedores.

Seguimos em dois carros, o Sr. Z super privilegiado, num carro só de belas meninas, para casa da S.
A chegada foi atribulada pelo menos para mim que não contava com uma fera a guardar a entrada, têm uns cãezinhos amistosos os vizinhos da S. Toda orgulhosa deu a conhecer ao novo elemento os cantos à casa, as florzinhas pintadas sobre o branco, as fotos dos seus meninos no divertido dia da pintura…

Depois, já sentadinhos lá fora a aproveitar a brisa morna, conversamos sobre a semana, sobre a D.A. que não tive oportunidade de conhecer, mas de quem a S. falou com todo o carinho. E percebemos nestes pequenos toques de Deus que acima de tudo o que possa perder o Ser Humano nunca será desprovido da capacidade de amar.

O S.Z. não tinha concertina, ficou a promessa para a próxima ronda, mas ainda assim houve tempo e disposição para uma aula de ginástica cheia de energia.

Começava a ficar tarde, levamos o S.Z a casa e seguimos ao encontro do ZM, do Sr. M , do J. e surpreendentemente da D que ao que consta andava desaparecida…A alegria de a revermos e a preocupação ao constatarmos que está cada vez mais magra. Mas os exames já estão a ser feitos e Rezamos para que esteja tudo bem.

O ZM com seu jeito todo descontraído e entusiasta lembrou aos demais o aniversário da Joaninha (animadora que não cheguei a conhecer) e são estes gestos simples nos quais nota o quanto tocamos estas pessoas, e até que ponto passamos a fazer parte da vida, dos sentimentos e mais tarde das recordações delas…

Seguimos portanto para o que me apresentaram como o desafio da noite, o inconstante Sr. M .Cautelosamente aproximei-me meia escondida para não causar muito impacto.

Mas o SM tem andado mesmo bem e parece que cai nas suas boas graças e ele ainda mais nas minhas, foi adorável e deixem que vos diga, tem um sentido estético extremamente apuradoJ. ´
Deliciou-se com a sopa quentinha que temos levado e numa conversa animada com o J e a I que apareceram mais tarde, não deixou de se ir metendo com cada um deles, mas sempre muito animado.

As horas passavam, mas só no relógio e ainda faltava encontrar o Sr.PM para lhe entregar umas sapatilhas ,agora mais à sua medida, com ele estavam ainda o Sr J. que é novo por estas bandas e o Sr. que não fala ambos nos acompanharam por breves minutos. O Sr. PM estava falador e revelou-nos muito de si, da sua família, da sua vida. É ainda muito jovem, mas os vícios corroem tanto por dentro. Rezamos por si.

E tinha acabado, já, rápido demais.
Tantos mundos para descobrir atrás de cada corpo, de cada rosto.

A mim resta-me agradecer a oportunidade e assumir de coração cada compromisso, cada laço, cada abraço.

E ao entrar em casa repeti para mim mesma “és responsável por tudo o que cativas”.

Esplendorosa, magnifica, graciosa...

Ana Sampaio

1 comentário:

menina das estrelas disse...

Eu nao acredito que tu assinasTe assim...

Ai que vergonha:S

Voçê me paga:)