sexta-feira, dezembro 30, 2005

Jantar no Marquês

ola a todos!

Na quarta feira foi aquele jantar oferecido aos sem-abrigo nas traseiras da igreja do marques. Chegamos la por volta das 7h e pouco ainda com os restos de ronda de domingo para destribuir no fim do jantar, que foram muito bem vindos!. (sim, os bolinhos ainda tavam optimos... não lhes iamos dar nada estragado!)
O jantar estava previsto para começar as 8h mas, as 7h15m os 167 lugares postos na nas mesas ja estavam quase todos ocupados e o jantar começou a ser servido! Alguns voluntarios estavam la todos contentes preparados para servir á mesa (algumas caras conhecidas e todos muito sorridentes!). Estavam la grande parte dos nossos amigos todos contentes por terem sido convidados para um jantar tão bom! Eram tantos e tão sorridentes...olhavam para todo o lado à espera do que iria acontecer... do que iriam comer mais! As pessoas não paravam de chegar durante todo o jantar... foram-se apertando para ver se cabia mais um ... "assim coubessemos todos no ceu" - diziam - e assim bem juntinhos iam-se conhecendo e,... como é bom ver pessoas que não olham ao aspecto do que está ao lado, não olham ao que tem ou ao que faz ou ao que é mas simplesmente contentam-se com o facto de aquele ser o que calhou ao lado dele por isso vamos la conversar!!! As conversas eram muitas e muito variadas... as gargalhadas tambem eram imensas e os sorrisos quando passavamos junto das mesas tambem nao tinham meias medidas! Alguns so conseguiam olhar para o prato tal era a fome mas a alegria era muita! Via.se que todos se tinham arranjado muito bem para ir a este jantar!
Tinhamos levado violas e tavamos a ver se chegava mais alguem para nos ajudar com a animação e com as musicas mas, visto que ninguem aparecia, e a pedido do Padre e o Sr, Carlos, eu e o Filipe saltamos para o palco e começamos a cantar musicas de Natal... um verdadeiro "ensaio no palco"! Foi um maximo ver a cara deles todos contentes e os que nos conheciam melhor a acenar todos contentes e a dizer ao do lado "eu conheço, são meus amigos"!!!
Depois fizemos uma pausa enquanto serviam o vinho do porto e o cafe e depois, recomeçamos ja com a preciosa ajuda das salvadores Maria Rocha e Ines Archer que vieram a correr prontas para fazer o que fosse preciso!! Aí começaram as musicas mais populares e todos de animaram mais. Uns dançavam, outros cantavam... o Sr. J veio cantar uma musica e uma senhora cantar um faduncho.... qua alegria!
Entretanto começaram a ir embora aos bocadinhos da mesma maneira como tinham chegado mas MUITO MAIS CONTENTES, com a barriguinha quentinha e com a alegria de terem ido a uma festa patra eles! Ainda ficaram uns nas mesas a conversar mais um bocado!
Ainda fomos levar a Dna E e o Sr F a casa... sempre os dois a reclamarem um com o outro!
Foi muito bom ver alegria e os olhos a brilhar daqueles que as vezes têm o coração com tao pouco. Sabemos que o que fazemos aos domingos com estes amigoa, faz a diferença e entra mesmo no coração deles e isso nem é preciso perguntar, ve-se em todos aqueles sorrisos que msmo sem saberem tambem fazem tanto por nos!
Um beijinho para todos e um grande sorriso!
mafalda

2 comentários:

Anónimo disse...

Mafalda,
gostei imenso da tua crónica. Obrigada por teres ido e teres posto tempo para partilhares connosco.
Feliz Ano Novo

Anónimo disse...

Porque não conhecia este "Blog" só agora tive ocasião de ler o relato do Jantar de Natal. Bonito! De modo simplificado foi mesmo assim que se passou. Parabéns Mafalda!... Parabéns CREU!...

Um abraço. Carlos