sexta-feira, dezembro 23, 2005

Crónica do Projecto "Rua em Rede"

No dia 20, na rua Duque de Loulé, na Casa da Rua, a partir das 14h 30m, realizou-se a sessão de trabalho n.º 2 do PROJECTO "RUA EM REDE".
O projecto CONGREGA os contributos de várias instituições, e de grupos de voluntários, que AJUDAM AS PESSOAS SEM-ABRIGO de múltiplas maneiras, mas que têm o objectivo de vir a trabalhar em conjunto de modo a CRUZAR informações e a FORNECER ajudas entre si.
Ao interligarem-se estas diferentes vertentes seria possível apoiar as Pessoas Sem-Abrigo com maior eficácia. Deste modo, estas poderiam vir a ter ACESSO aos meios de prevenção de exclusão social, de intervenção de emergência, de acompanhamento e de reintegração da Rede. ("Será que algum de vocês, ao ler isto, achará que este projecto é utópico? Gostava que tivessem visto e ouvido uma das médicas que esteve connosco: o seu olhar, a sua voz, as suas mãos, o seu andar, a sua paixão encarnavam o valor ACREDITAR!").
PARTICIPAM neste projecto a Casa da Rua, o Coração da Cidade, a Esc. Paula Frassinetti, o Governo Civil do Porto, a Legião da Boa Vontade, a Liga Portuguesa de Profilaxia Social, MDM, Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto – Porto Feliz, os Samaritanos, o Espaço Pessoa, a Ronda dos Sem-abrigo (sim!! Alguns de nós –do CREU- estiveram lá, mas também apareceu o Fernando, "O Destemido", respeitado e admirado por todos nós, que vinha acompanhado por alguém da sua ronda), etc.
Importa referir que já se conseguiu, nesta reunião, DISTRIBUIR certas tarefas por algumas das entidades e grupos de voluntariado presentes.
As rondas dos sem-abrigo (a do CREU e a do Fernando) responsabilizaram-se pela "3.1. Mobilização imediata das actividades de apoio social, psicológico e de saúde": A. Activação imediata dos responsáveis de rede B. Encaminhamentos com atendimento imediato C. Mobilização imediata das intervenções necessárias" D. Alimentação, vestuário, alojamento.
Foi-lhes ainda pedido que, na PROXIMA REUNIAO, (21/3/06, às 14h, na rua da Bonjóia – Campanhã), apresentassem uma estratégia bem delineada correspondente à tarefa que lhes foi atribuída.
Queria acabar este texto com um GRANDE OBRIGADO aos Médicos do Mundo que foram e são o motor dinamizador deste Projecto!

Mónica Claro

Sem comentários: