quarta-feira, dezembro 07, 2005

2ª Crónica da ronda 4.12.05 (Batalha)

A possibilidade de uma Noite de Rondas menos participada em virtude do fim de semana “After Xav” acabou por não se confirmar. Às 22h00 estávamos os suficientes para, como habitual, partirmos rumo às diferentes paragens.

Na Sé, contrastando com o que se passara na semana anterior, não apareceu ninguém, pouco movimento, tudo muito morto.

Já em Alexandre Herculano fomos como sempre bem recebidos, ficando a sensação de que já existe uma “relação” com este grupo. Nota para o café - que ninguém recusa – e para o sucesso do reforço proveniente da Pastelaria Tavi.

Entretanto, uma cara nova: o sr. JM, “20 anos de rua”, amargura, tristeza e revolta qb mereceram a nossa atenção, bem como a do grupo do sr. F. que também apareceu.

Pena foi não termos estado com o E., que deve ter iniciado esta última Terça-feira um programa de desintoxicação do “Porto Feliz”. Queríamos dar-lhe mais uma vez aquela força... Esperamos que consiga vencer esta primeira batalha.

O esforço para tentar perceber a situação de cada um não se tem mostrado totalmente infrutífero o que diminui as dificuldades associadas às tentativas de ajuda. Por outro lado, é de realçar a aplicação suplementar empreendida por alguns no sentido de materializar o espírito destas Rondas durante a semana, nomeadamente com as idas à Segurança Social.

No Silo Auto, voltámos a não encontrar ninguém dos que procurávamos, muito embora e infelizmente acabe por surgir sempre alguém semi-escondido debaixo de um qualquer tecto mais abandonado.

Paragem ainda no Foco. Era dia de aniversário... parabéns ao M. pelos seus 30 anos, apesar de parte deles dedicados à droga e passados na rua.

Azáfama final no Aleixo e por fim, já perto das 2h00 da manhã, encerrou-se mais uma Ronda, não sem antes se acertar detalhes acerca da missa do próximo dia 14 e da desde já intitulada “Campanha de Cobertores”.

Sem comentários: