terça-feira, dezembro 27, 2005

Aldeia - Festa de Natal Candemil! 18.12.2005

Partiu-se muito cedo para um Domingo, ou pelo menos tentou-se!! Feitos à estrada 14 meninos da cidade, lá fomos nós para o campo, mais precisamente para a Serra... Não sabíamos o que nos esperava, mas coisa boa ia ser de certeza!
Chegámos mesmo a tempo da missa às 11h na igreja de Candemil. Lá estava o nosso amigo Padre Vilar a celebrar, com a sua voz potente! Um tenor sem dúvida! Eu que tento acompanhar aquelas senhoras num tom estridente, cheio de força, não consigo...e acho que nenhum de nós!
Depois de almoçar e dos incansáveis preparativos, a festa começou! Da varanda, formando um pinheiro, as crianças e jovens cantaram "o pinheiro " diferente da música que conhecemos, com gestos e tudo! E nós, em baixo, tentávamos acompanhar... As catequistas treinam bem aquela criançada toda!
As 140 pessoas (mais coisa menos coisa) foram em seguida divididas em 3 escalões etários: dos 6 aos 9; dos 10 aos 25 (é lá!!); 25 aos 70 (ou mais...).
O primeiro grupo, dos piquininos, estiveram a ouvir a Luísa a contar um conto de Natal com fantoches e tudo! O diabo até ficou bem disfarçado... Também fizeram desenhos de Natal que até foram afixados! Claro que aqui tiveram a preciosa ajuda do nosso artista Tiago e da mãe de todos nós, a Teresa!
O segundo grupo esteve, ao mesmo tempo, a jogar uma fantástica gincana! Eram 6 postos: o dos rebuçados na farinha e o tiro às latas com o Rodrigo (olha a bodeguice!!!); o tiro ao alvo com o Pedro e com instrumentos muito sofisticados arranjados pelo Daniel; a corrida com a colher e a noz liderada pela Mónica (o perigo e a audácia!); a cena artista com a minha pessoa (vamos lá tentar desenhar o pai natal entalado na chaminé.); e a preparação da oração com a Benedita e a sua voz doce e calma!
Os mais velhos estiveram com o Jorge e com o Pedro Cruz, a jogar ao Loto ou será que foi o Bingo? Mas não ficaram por aqui! Também jogaram a "Petanca" na companhia do senhor dos jogos, o Daniel!
Depois de tudo jogado , os grupos receberam várias peças de um puzzle...o que seria? A montagem do puzzle foi de chorar a rir, eram as peças que caíam, eram os pequeninos que não viam...mas lá se conseguiu...um presépio! Mas o menino Jesus não estava..
A oração foi a seguir, cada um com uma palavra e uma palhinha na mão, ajudou a construir a manjedoura para o menino! Foi aqui a emoção! Até os mais pequeninos queriam ajudar... a delícia! Acabou com mais uma música ensaiada pelas catequistas.
Todos nós ficámos encantados e só faltava o lanche!! O comer e o beber em que a São teve um papel essencial!
As pessoas gostaram e o Padre também..até os olhos brilhavam!
No fim viemos cheios e com a esperança de voltar e mudar mais um bocadinho, lá e cá dentro.
Maria

3 comentários:

Anónimo disse...

Maria: O meu nome é Nuno e não Pedro. Deixa lá. Também te chamei Mariana na ronda de Natal. Gostei da crónica e, principalmente da aldeia. Beijo, NSB.

Anónimo disse...

Desculpa nuno...confusões não significativas!!
Bom ano!!
maria

Anónimo disse...

Maria, não fui eu que preparei o lanche, foram as pessoas da aldeia e a Luisa. Estive sempre com as crianças mais pequenas (gostei muito). Mas, espero vir a preparar outros lanches lá na aldeia. Tinha que repôr a verdade e dar o devido valor as pessoas que o fizeram.
Adorei a festa.
Feliz 2006.

* São *