segunda-feira, julho 10, 2006

Crónica da Ronda de 9.07.2006 ("ronda experimental")

Desta vez a Sr. A não estava no seu lugar. Ainda perguntámos na esquadra mas o polícia, sozinho e novo ali, não a conhecia. Terá conseguido o quarto?
Nos Bragas o Sr. que dormia a semana passada dormia novamente. Ainda assim deixámos saco.
Na Praça a G já dormitava. Pediu-nos que tratássemos do rendimento mínimo. Estava cansada. O trabalho - de que gosta, deixa-a cansada, e todas as noites ao relento ("a partir das 3 é mais frio..."). Já sabemos do seu aniversário. Ficou espantada pela iniciativa do bolo. E está para breve, como depois saberão. (Ninguém dormia já na paragem.)
Em Alexandre Herculano o casal sim, dormia, mas sozinho. Profundamente. Deixámos dois sacos escondidos nos cobertores, longe dos larápios.
Procurámos o A J nos Poveiros. Quando chegámos gesticulava, falava sozinho, batia palmas...cumprimentámo-nos mas não quis muita conversa. Simpático e educado correu a pousar o saco em casa. Arruma carros. Está desempregado. E novamente muito sujo. Dorme num quarto com a mãe. Tem 30 anos e muito mistério à volta...voltaremos até percebermos algo mais.
Rua da Via Panorâmica. O Sr J M é de uma dignidade espantosa. Ouviu-nos, aceitou-nos, inquiriu-nos quanto aos nossos propósitos, e com um raciocínio exacto explicou por que não quer marcar encontros semanais connosco: nós prendêmo-lo. E do mesmo modo que não aceitou regras - e do mesmo modo que sempre respeitou e se fez respeitar, ao longo da sua vida, agradeceu-nos profundamente o gesto, e despediu-se de nós. Passaremos por lá de vez em quando, como amigos atentos. Até que siga para o estrangeiro, rumo ao sonho a concretizar.
Há sempre muito que agradecer. No fim da noite a oração surgiu.

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigada...

Anónimo disse...

João:

Ao chegar ao Aleixo, encontrámos o sr. J. M. da Via Panorâmica. Disse-nos que tinha estado contigo, um rapaz de cara afilada e, por isso, inteligente. Connosco, o reporter, o Pedro e o Filipe, a conversa passou a diálogo...

Ainda bem que temos uma ronda só de resultados das prospecções. Estou muito contente com o empenho de todos.

Um abraço,

NSB