segunda-feira, julho 17, 2006

Crónica da Aldeia 15/07/2006 (Festa da Catequese - Várzea)

Partimos por volta das 11horas em direcção a Várzea, estava um dia tórrido pelo que as expectativas para a festa de encerramento do ano da catequese se mantinham elevadas. Quando lá chegamos esperava-nos um maravilhoso almoço, preparado pelas catequistas, em que não faltou variedade nos pratos: moelas, frango e entrecosto; bem como sobremesas sortidas.

Findo o repasto, chegou a altura de "por mãos à obra", ou seja, tentar encher uma "catrefada" de balões de água, transportar o material para a represa e preparar lá as actividades. As crianças e os jovens foram chegando, e depois do ritual de acolhimento dividimo-las em dois grupos, os mais pequeninos, e um outro com os mais velhos, dando-se início às "hostilidades". Os jogos resultaram muito bem, em particular o jogo da corda, na variante aquática, e o já planeado "final em grande" com a guerra dos balões, um verdadeiro caos do qual pequenos, médios e graúdos tiraram grande proveito. Uma excelente terapia, seguida, primeiro, pelo lanche e, depois, pela distribuição dos diplomas por todas os participantes.

Feitas as despedidas, fomos ainda dar uma mãozinha nas limpezas do centro paroquial da Várzea, aproveitando para uma bem disposta conversa com a Patrícia. Chegara então a hora de partir, para trás ficava uma óptima sensação de missão cumprida!

Rui Mota

P.S.: a água da represa estava fantástica. Como é óbvio todos aproveitamos para nos refrescar do calor e dar um mergulhozito durante a festa. Um pequeno oásis, ao qual espero voltar em breve!