segunda-feira, julho 03, 2006

Crónica da Ronda de 02.07.2006 (Areosa)

Este domingo foi a primeira vez que participei neste grupo.
Para mim foi tudo novo, mas foi uma agradável surpresa. Vi que este grupo faz este trabalho com bastante empenho e dedicação. Acho que fazem a diferença, nas vidas das pessoas a quem procuram ajudar.

Começando pelo início da noite, tenho que vos dizer que o momento da oração é muito bonito. É tão simples e natural, mas adquire um importante significado no decorrer da noite.

O Sr Z. é fantástico. Esteve presente no início do encontro e acompanhou-nos a casa da sua grande amiga a S. Estava bem disposta, pareceu-nos alegre, com a vontade habitual de desabafar, de conversar e conviver. Soubemos que nesse dia, o Sr Z. veio busca-la para dar um passeio, foram até ao Castelo de Queijo, estavam contentes pelo passeio que tinham dado, tinha sido um dia agitado. Durante a visita, combinámos que para o próximo domingo, vai haver festa, o Sr. Z traz a sua concertina e nós levamos música, e vamos fazer um bailarico. Vais ser divertido.

Antes de chegarmos ao prédio da Fernão Magalhães, encontramos o P. pelo caminho, veio connosco e esteve bastante tempo na conversa. Pelo que me apercebi, não é habitual conversar tanto. Gostei de o conhecer, pareceu-me um senhor com muita sabedoria, mas no entanto está com pouca esperança. Disse-nos que não tem vontade de lutar, que está sem forças, cansado. Em contrapartida, esteve disposto a conversar bastante tempo. Decidimos que agora vamos passar pelo seu local de abrigo, depois desta hora, para ele poder falar mais tempo connosco, ele diz que antigamente não o fazia, porque a hora em que passávamos não era apropriada, ele tinha que trabalhar.
No prédio encontramos, o Sr. Z., esteve connosco até ao fim, bastante bem disposto, e conversador. Disse-nos que ia á consulta na quarta-feira, e que ia começar a fazer o tratamento. Mostrou-se decidido a mudar de vida. Estava confiante no tratamento e na sua força de vontade.

O J., também esteve bastante a conversar, estava radiante com a vitória de Portugal. Foi muito simpático e carinhoso, mostrou-se disponível a colaborar para as entrevistas.
Também apareceu o E. , estava satisfeito, e verificamos que sabe ler muito bem Português.
Seguimos para a rotunda, onde fomos chamar o M. Surpreendeu-me a sua boa disposição, é um senhor muito castiço. Entretanto fomos ao encontro da I. mas já era tarde. Ela dormia sentada, encostada à parede, e portanto não insistimos muito, pareceu-nos cansada e preferimos deixá-la dormir.
O mesmo aconteceu com o J. Acordámo-lo, entretanto o M. também vem ao nosso encontro, ficamos pouco tempo na conversa, porque o J. estava com medo preocupado com as horas que ainda tinha para dormir, já eram duas da manha no relógio dele. Por último passámos pela bomba de gasolina, tínhamos a informação que existiam 3 sem-abrigos que frequentavam aquela zona. Encontramos apenas um senhor de média idade que nos disse que os outros dois já estavam a dormir, e apontou na direcção da fábrica. Entregámos o nosso último saquinho e voltámos para o local do nosso encontro inicial, onde os cinco finalizámos com a oração.
Gostei muito.
Beijinhos
Marcita.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa Marcinha ta optimo!!...so um erro=)...n é faria guimaraes...é fernao magalhaes...;)...Bem vinda!!**Ju

Anónimo disse...

eu corrijo (pode ser?)

Anónimo disse...

Márcia:

Muito benvinda às crónicas e, claro, às rondas. Ainda bem que gostaste da oração inicial. Foi para nós um retorno muito importante.

Beijo grande,

N