segunda-feira, março 05, 2007

Crónica da ronda de 4/3/2007 (Batalha)

Sabem aquelas noites mesmo boas? Mas mesmo, mesmo, mesmo boas? Então...calem-se! :p

Agora falando a sério...ontem foi daquelas noites recheadinhas de coisas boas, cheias de sorrisos, de felicidade, de ternura...enfim, daquelas noites em que só me apetece agradecer a Deus por me ter chamado para entrar no FAS e que me fazem acordar super bem disposta no dia seguinte. =)

Depois de uma oração diferente partimos, eu, a Sabina e o Luis, de encontro ao Sr. D. Estava no sítio de sempre, muito encolhido debaixo do seu cobertor, queixando-se do frio que se fazia sentir...mas eis que lhe mostrámos o presente que arranjámos para ele e tudo passou: cobertores para o lado, olhos brilhantes e bem abertos e um grande sorriso, parecia uma criança a receber um presente há muito tempo desejado – um rádio, para lhe fazer companhia nas horas em que se sente mais sozinho. Não nos ligou mais durante a noite; só tinha olhos para o seu novo brinquedo, mas fez questão de dizer que todos nós, o grupo que o visita, somos os amigos dele! =) E foi óptimo também poder mostrar a uma pessoa que vê a vida de um modo muito negativo, que também há muitos motivos para sorrir...basta-nos saber receber aquilo que os outros nos têm para dar! E ficou a promessa que, sempre que se sentir sozinho ou triste, este nosso amigo vai olhar para o rádio e sorrir ao lembrar-se destas pessoas que tanto gostam dele! =) Desde já aproveito para agradecer ao amigo da Sabina este momento que nos proporcionou com o Sr. D.

Deixámo-lo, por fim, disfrutar da companhia da música e partimos ao encontro dos nossos quatro bem dispostos amigos: A. M, Z, M. e S. Estavam todos a dormir, mas o Z. abriu o olhito com o nosso ruído e logo fez questão de acordar os seus companheiros para nos darem as boas noites...é incrível ver como todo o grupo faz questão de estar acordado para nos receber e falar um bocadinho connosco e só mostra que conseguimos fazer bem o nosso trabalho, pois somos de alguma forma importantes na vida destas pessoas. A A. M. melhora a olhos vistos: agora que segue direitinho o tratamento que a ajuda a deixar o álcool, está com uma óptima cara e mostra-nos, toda contente, que já emagreceu uns quilinhos. Como forma de recompensa pelo seu bom comportamento, levámos-lhe alguma roupa, que também lhe preencheu a cara com um enorme sorriso, mostrando tudo ao Z. para obter aprovação! ;) O Sr. M. e o Sr. S. são sempre mais caladitos, mas também contaram uma excelente novidade: dia 8 vão seguir os passos da A. M. iniciando, também eles, a desintoxicação.

Como a A. M. não tinha ainda tomado os comprimidos, “Só os vou tomar depois para poder falar convosco à vontade”, ficámos imenso tempo a ouvir as peripécias da semana deste divertido grupo mas as horas avançavam e tinhamos mais gente para visitar, e foi com muita pena que tivemos que os deixar.

Mais acima, encontrava-se o Sr. F. todo encolhido, mais uma vez, debaixo do seu colchão (talvez para não lhe voltarem a tirar as coisas), mas esta semana consegui não me assustar! :p

Chamámos por ele e acordou notoriamente embriegado, pondo-se em pé com muita dificuldade e “limpando” as mãos para nos cumprimentar com toda a sua boa educação. É engraçado como, apesar de nos chamar a todos Gisbertinhas (?!) e de se encontrar alcoolizado, sabia ainda os nomes de todos nós. E é extremamente gratificante ver como, de um gesto tão simples, que foi visitá-lo no seu dia de anos, a nossa relação com este senhor tão querido e meigo evoluiu notavelmente; tanto que agora temos a certeza absoluta que ele gosta mesmo destes bocadinhos de tempo que passamos com ele ao Domingo à noite...e o nosso carinho por ele também aumenta todas as semanas.

Depois de recebermos uma mensagem da Manela a avisar-nos que o Sr. E. Estaria novamente na rua de Ceuta fomos, algo alarmados, à sua procura, mas não estava lá ninguém...esperemos que seja um bom sinal!

Acabámos a noite com uma visita muito divertida ao Sr. J., sempre a contar-nos as suas histórias que, apesar de não sabermos se são verdade ou não, fazem-nos rir imenso. Recebeu-nos com o seu já habitual “Hei!” ao fundo da rua e contou-nos logo a grande novidade: “O meu patrão veio até cá à minha procura e vou voltar para Espanha, para trabalhar. Não pudemos deixar de achar estranho, mas lá lhe demos a maior força para seguir o seu caminho, deixando-lhe os contactos na esperança que nos telefone quando vier ao Porto de visita.

Ficámos depois a ouvir as suas aventuras com as ratazanas, que pelos vistos também são habitantes da sua “casa” e a tentar convencê-lo a mudar de “look”, já que o actual não é o melhor.

Já de regresso a Nossa Senhora de Fátima, agradecemos tudo o que esta noite nos trouxe, esta alegria de que a Mafalda fala, de que é bom termos para podermos dar, e pedimos pelo Sr. Em e pelo Sr. J., para que encontrem o seu rumo e a verdadeira felicidade.

Fui para casa com o coração cheio e na esperança de ter muitas mais noites como esta. Obrigada companheiros por partilharem comigo todas estas alegrias! =)

Inês Bessa

5 comentários:

Anónimo disse...

"Sabem aquelas noites mesmo boas? Mas mesmo, mesmo, mesmo boas?" Resposta: são aquelas em que a Manela não vem....

Percebi bem a piada??
ehehe, estou a brincar, claro! Vcs não viviam sem mim.. lolol

Agora a sério, adorei a crónica. É óptimo partilhar convosco uma noite que não pude estar presente fisicamente. Obrigada pela partilha contagiante!

PS - Sabina, foste destronada no tamanho da crónica.. lolol

Beijinhos
Manela

Sabinita disse...

Inês, partilho tudo o que disseste :) foi optima a ronda!

Achas q a Manela faz falta? eu acho q nao :D:D:D vamos banir a chefinha do grupo :P

Apesar da crónica ser maior do que a minha (nao foi o que combinamos :D:D:D), desta vez estás perdoada :).

Obrigada a todos (mm aos q estiveram em pensamento) pela noite partilhada!

Sabina

Anónimo disse...

Manela já foste, vai-te embora que não fazes falta nenhuma!!! :p Beijinhos

Anónimo disse...

Resta-me perguntar:

É só dizer XAU AÍ ou tenho de entregar algum papel oficial de demissão???

Entretanto se os nossos queridos SA fizerem manifestações em minha defesa não se admirem!!

:P

Anónimo disse...

lolol. eles fazem mas é uma festa!!! :p basta dizeres XAU AI, n keremos mais conversas ctg! ah, e sabina desculpa lá o comprimento da carta, n se volta a repetir, sim? as minhas mais sinceras e humildes desculpas :p