quinta-feira, março 08, 2007

Crónica da ronda de 04/03/2007 (Areosa)

Eu estava de volta depois de um mês e meio de ausência e, ao chegar, não vi ninguém. Desta vez a ronda começava no salão do CREU, para preparar os sacos, e, depois da oração e da distribuição dos sacos, partimos em direcção à Areosa.

Em casa da D. A. encontrámos a alegria a que já nos habituámos e as brincadeiras do M. Está cada vez mais crescido e quer sempre mostrar-nos tudo o que tem aprendido. Já dança, canta e faz palhaçadas... Custa sempre vir embora, a vontade é de ficar lá a brincar e dançar com ele. Soubemos que os pais dele estão a preparar o regresso, para estar ao lado dele todos os dias. Ficámos contentes.

A S. estava deitada a descansar, mas levantou-se mal chegámos. Tinha ido dançar, no entanto, desta vez não fui suficiente para esquecer a falta que sente do filho e da neta. Estava triste e com vontade de conversar. A conversa foi longa mas ao sairmos já estava mais animada e ficou combinada uma noite de dança no “Arrasta o pé”. Estamos ansiosos... A caminho de casa do Sr. Z. ficámos a saber que as dores de estômago continuam a acordá-lo todas as manhãs e que às vezes a solidão aperta, mas as noites de Domingo ajudam a alegrar a semana.

Na casa em frente ao Conde Ferreira, estavam cinco à nossa espera, entre eles dois senhores novos. Nenhum deles quis conversar muito, pediram o café e o saco e foram deitar-se ou abrigar-se do frio. Sem o J. e o Z. M. não é a mesma coisa, é tudo tão “a correr”. Não sabemos bem o que fazer...

O Sr. M. não estava no sítio do costume (e já lá não está há mais de um mês), segundo a I., foi internado por causa dos problemas que tem nas pernas e, embora já tenha saído do hospital, não voltou a dormir naquele sítio. Estamos com saudades!

A I. não estava muito bem disposta e continua sem muita vontade de “mudar de vida”, ou sequer ouvir falar nisso. Ficamos tristes, mas não desanimámos.

Levámos as meninas (a Ana e a Andreia) a casa e, no carro, conversámos sobre o Sr. M., o J. e as pessoas que vistamos na casa em frente ao Conde Ferreira. Estamos preocupados.

Durante esta semana, queria apenas que todos nos lembrássemos do Sr. M., que faz anos a 7 de Março, e desta vez não podemos ir cantar-lhe os parabéns.

Boa semana para todos,

Maria Manuel

Sem comentários: