segunda-feira, março 19, 2007

Crónica da Ronda de 11/3/2007 (Boavista)

Mais uma noite patrocinada pela Operação Sandwich e na qual a quantidade de pão e bolos oferecidos gentilmente por padarias do Grande Porto superou todas as expectativas. Aproveito para deixar aqui o meu agradecimento a todos os que participaram neste dia de jejum (Operação Sandwich) e que possibilitaram com o dinheiro poupado ajudar os sem abrigo que visitamos.

A nossa ronda começou pela família Q. que voltou novamente a ser representada apenas pela D.F. É sempre bom falar com ela. Nota-se que de semana para semana há uma aproximação do grupo ao seu caso, apesar de ser uma sem-abrigo apoiada e dependente de todas as carrinhas do Porto. O local onde vive não é nada digno, mesmo conhecendo e dando-se bem com algumas das “meninas” que param naquele parque de estacionamento. Diz ter pena delas e muitas vezes dá-lhes ajuda.

Descendo a Constituição não encontrámos o Sr.Z. Esperámos que tenha conseguido dinheiro através de uns biscates e que esteja a dormir quentinho numa pensão.

No Convívio encontrámos o P+P. Como já nos habituaram agora estão a pedir bem mais afastados para ver se conseguem arranjar mais uns trocos. Não tinham ido à consulta no CAT de 4ª feira mas disseram que iriam no dia seguinte. Será mesmo que vão? Espero que percebam como é importante este passo para as suas saúdes e para a recuperação das gémeas. Disseram-nos que foram expulsos da casa onde estavam clandestinamente a dormir e que agora dormiam ali mesmo pela rua num sítio abrigado. A situação deles está a tornar-se cada vez mais preocupante já que não querem entrar para a metadona (pelo menos o P) e só aceitam entrar numa desintoxicação, o que é difícil num curto período de tempo.

O JP estava deitado mas como dormia profundamente fomos incapazes de o acordar para um cházinho. Deixámos o habitual saco que tanta falta lhe faz.

O Sr.A esta noite estava no shopping onde passámos um bom bocado a falar enquanto ele bebia o chá quente. Parece que o chá de cidreira está a ter melhor aceitação do que o café.

A ronda terminou desta vez no Aleixo onde apesar de já ter passado por lá a ronda do Fernando e de St Catarina nos aventurámos a deixar dois sacos que tinham sobrado.

Terminar ali a ronda mostra-me como a vida pode ser tão cruel e enche-me de força para ultrapassar mais uma semana que a mim poderá trazer coisas boas ou más, mas nunca aquele vazio que eles vivem.

Até Domingo

Joana

Sem comentários: