terça-feira, dezembro 05, 2006

Crónica da ronda de 3/12/2006 (Batalha)

Mais um domingo, a chuva pedia uma noite no sofá, mas era dia de rondas. Desta vez estávamos seis (Manela, Inês, Luís, São, Sabina e eu)… por isso a Sabina teve que passar para outro grupo com grande pena nossa e dos “nossos” sem abrigo! Como já vem sido costume começamos por ir visitar o Sr D., o rabugento que ontem estava muito bem disposto! (mas nem por isso deixou de pedir umas calças, uma camisola quente e outras coisas;) Falou-nos dos sítios por onde já tinha viajado: a província “Póvoa de Varzim” e a cidade “Viana do Castelo” entre outros! Tentou decorar os nossos nomes enquanto tomava o cházinho levado pela Manela! Ficamos com ele mais tempo do que o costume, e a noite parecia que ia ser longa…
Passamos pelos nossos novos quatro amigos o Sr M., o Sr M., o Sr Z e a Sr AM! Mas apesar de ainda ser cedo já estavam a dormir e nem acordaram quando deixamos lá os sacos!
Para grande alegria nossa desta vez foi fácil encontrar o Sr F. que não parou de falar, de contar historias, de nos encher de teorias, mas sobretudo conseguiu preencher o nosso coração com um grande sorriso! Já vinha sendo raro apanhar tal disposição e o Sr F é para todos nós um sem abrigo muito especial, talvez porque apesar de ser o mais difícil de compreender é o olhar mais inocente da ronda da Batalha.
Era a vez do Sr J.! O nosso barbeiro estava com um gorro novo e cheio de energia! Tinha encontrado um rádio e divertia-se a ouvir musica! Falou-nos da sua filha, falou-nos dos seus planos para o natal, das orelhas que cortou por não lhe darem gorjetas quando ainda era barbeiro em Espanha e do seu novo projecto: tornar-se cabeleireiro ao domicílio pelas aldeias de Protugal!
Desilusão da noite foi não encontrarmos o P (e desta vez, nem um papel)…. A noite acabou mais cedo do que prometia… Oração e voltamos para casa num misto de cansaço e força para começar a nova semana Aproveito para agradecer a oportunidade que tenho tido para crescer não só com quem me encontro todos os domingos a noite na rua, mas também com quem vai comigo no carro e por quem tenho um carinho cada semana maior!

Francisca

Sem comentários: