quarta-feira, dezembro 06, 2006

Crónica da ronda de 26/11/2006 (Batalha)

Fim-de-semana cinzento… noite calma, mas fria! Juntamo-nos no sitio do costume para iniciar as nossas tarefas e começar rapidamente a nossa oração. Tivemos o prazer de contar com a companhia de uma colega, a Raquel que está a aguardar pelas actividades com as famílias, e não resistiu a conhecer no nosso dia-a-dia com os “Sem Abrigo”.

Pois bem, arrancamos em direcção a Sta. Catarina onde o Sr. D. se encontrava já a dormitar. No entanto, quando nos sentiu rapidamente abriu o sobrolho e se levantou para nos receber. Falamos um pouco sobre a semana que se passou. Ah é verdade, em conversa com o Sr.D. ele descobriu que éramos quase vizinhos :) A Francisca não resistiu em dizer-lhe q achava sempre muito estranho ele nunca nos perguntar nada… Isto cá entre nós, o Sr. D. ouviu-a dizer isto e lá lhe fez a vontade e perguntou de onde era :)
Ah importante… a Manela levou chazito quente e foi um consolo para o Sr. D. Desta vez pediu-nos umas calças e ainda ficou com uma camisa… Imaginem que disse q tinha gostado, ihihih, coisa rara no Sr. D. A Manela aproveitou para lhe perguntar o quando fazia anos e o que gostava de ter no Natal… talvez um prato de bacalhau, depois de muito perguntarmos. E lá seguimos viagem deixando o Sr. D. a dormir…

O Sr. F. desta vez não estava nos seus melhores dias, mas apesar dos pouquíssimos minutos que falamos, cada vez tenho mais a certeza (desde a primeira vez que o vi) que tem por nós um carinho especial. Por outro lado fica a tristeza de que a solidão o invade em determinados momentos, e esses ele não quer partilhar com ninguém apenas com um esquissos que desenha num papel… Respeitamos isso e fica a promessa da próxima semana voltar com a esperança de que o próximo será mais reconfortante para ele e para nós.

Os novos vizinhos lá se encontravam… O Sr. M. continua a falar pelos cotovelos e a pedir para que “aquele“ beijo seja entregue à Mafalda, que como ele diz, “se me encontrasse por aqui dava-me um ralhete…” :) estivemos um longo tempo a conversar e como os nossos outros amigos nos esperavam, seguimos viagem! Ah, importante… A Manela e o Luís encontraram mais uma pessoa (primeira noite de rua) que precisa de ser ajudada JÁ – o Sr. H. esperamos que até ele por si só consiga “encontrar-se”, porque a rua não é o melhor sitio para se começar…

O P. sempre um castiço… Desta vez deixou-nos um recado “volto dentro de 10min se poderem esperar, se não deixem o saco no meu sitio!” A Manela deixou a contra-resposta, “voltamos já”. Em vez de esperarmos, seguimos rumo ao Sr. J. e ficar o P. para o final da ronda. Ora o Sr. J. desta vez pregou-nos uma surpresa… imaginem que tinha a dormir consigo a mulher (tenho de salientar que eu tive serias dificuldades em perceber que estava lá alguém, que sono profundo e não via ninguém… deveras estranho! Mas nada que a lanterna do meu artilhado telemóvel não tenha resolvido). Trocamos algumas ideias com o Sr. J…. As prendas de Natal, as datas de nascimentos, os signos, a filha! Bem, a Manela cobiçou novamente a foto da filha a ver se a conhecemos… Isto é uma opinião muito pessoal, mas o Sr. J. consegue alegrar-me a alma, não há uma noite que não saia de lá com um sorriso de orelha a orelha, a boa disposição dele contagia-me! Achamos que seria a hora de partir para o nosso ultimo destino, o P.

Acreditam que os 10min do P. se tornaram em 30min :) … Lá chegamos e não estava lá – ficar sem vê-lo não seria como uma noite incompleta e por isso esperamos um pouco! Chegou :) O P. é fantástico e acho que todos gostamos muito dele porque existe ali uma cumplicidade muito grande! Às vezes olho para ele e tento perceber, porque? Pessoalmente admiro a cultura dele, a vontade de querer falar connosco, o “oh pá, meu” e todas as outras expressões que tem tão próprias… Ficamos um bom tempo com as historias da tropa do P. um colosso! Pois e eis que faltavam as perguntas da noite… Prenda de Natal e Dia de aniversário… Na prenda de Natal não se fez de difícil, um BMW, um avião, coisa pouca… Mas voltando à terra disse que pensaria em alguma coisa para nos dizer na próxima semana… E ficou um “até domingo” porque a São e a Francisca estavam já a cair para o lado :) também já era 1h da manhã, normal!

A noite terminou com a nossa reflexão em frente à casa da São… :)

“É preciso viver, não apenas existir.” -> a minha reflexão é… “existam para viver sempre”


Sabina

Sem comentários: