terça-feira, dezembro 19, 2006

Crónica da ronda de 17/12/2006 (Batalha)

Mais uma noite que começou… Gelada por sinal, mas quente por ser, para alguns, a última antes da época natalícia que já está à porta. Lá nos juntamos como vem sendo habitual e preparamos tudo para seguirmos cada um o nosso trajecto. Fizemos a oração e partimos para as nossas visitas. Antes de partirmos… eu e a São fomos com a Inês a casa dela para ir buscar o cobertor para o Sr. D. e as prendinhas para a filha do Sr. J. que eram lindíssimas!!

Fomos pelo caminho a falar sobre as (possíveis) prendas de Natal para os nossos amigos… Mas algumas não muito simples… O Sr. D., os 4 amigos (damos ou não, eis a questão!), o Sr. F., o Sr. J., o P. … bem, e lá fomos nós pedir uma última ajuda a eles próprios, qui ça umas dicas!

O Sr. D. estava a dormir profundamente… No entanto acabou por acordar e pediu-nos logo umas calças! Apesar da Inês ter um cobertor super quentinho para lhe dar, imaginem o esquisito “ah, vermelho não quero” :D:D… Não tínhamos nada do seu agrado, mandou-nos embora! Rumo ao Sr. F. que hoje também estava naqueles dias em que a pala do chapéu lhe tapa os olhos… como quisesse esconder-se dele próprio! Pois mas de nós pelo menos não queria muito! Perguntamos-lhe apenas se estava bem, se queria ir à missa dos sem abrigo e que no dia 23 passariam lá para celebrar o Natal antecipado! Recebeu as novidades calmamente, mas pediu-nos que o deixássemos com o trabalho dele (quadriculas cheias de círculos… o que significará isso para ele?).

Os 4 amigos (neste caso 3, porque o Sr. M cumpriu o que me disse… Natal com a família!) estavam a dormir, o frio também apertava… Deixamos os sacos ao lado deles e seguimos até à “casa” do Sr. J….

Lá encontramos umas raparigas que estavam a conversar com ele e que o estavam a tentar ajudar – neste momento o Sr. J. não pode desistir, esperamos que agarre esta oportunidade! E fomos então ver a filha do Sr. J. É difícil descrever o encontro… praça dos poveiros, prédio pequeno e velho… porta traseira e locar sinistro… barulho, muito barulho… mas no final… 4 lindas meninas e uma avó/mãe cheia de força apesar de todas as dificuldades! Nenhuma de nós esperava o que encontramos! Agradável surpresa? Sim, a Inês diz ter sido a melhor prenda de anos, o olhar da S. quando lhe deu a Barbie J Pena não sabermos que ali havia mais meninas, mas fica a certeza que haverá a partilha entre as 3 (visto a mais velha já ter 15 anos). O Sr.J. foi estranho, pois não esperávamos por ver tanta gente, como diz a Inês “quando ouvi o barulho olhei para os vossos pés…” – a expressão da Inês não consegui esquecer! Falamos um pouco e quem sabe não conseguimos ajudar mais, ficamos de ver se arranjamos explicações para a rapariga de 15 anos.

Descemos a rua e ai sim…00h – 18/12 à Parabéns à Inês, nesta data querida muitas felicidades, muitos anos de vida… Eu, a São e o Sr. J. a cantar os PARABENS! Foi diferente, mas não perdemos a oportunidade (enquanto a Inês atendeu uma chamada) de “melgar” o Sr. J. e tentar meter-lhe juízo na cabeça! Terminamos com a sessão fotográfica e deixamo-lo…

O P.? Não sabemos… não estava nada dele lá, onde nos encontramos habitualmente! Esperamos sinceramente que ele esteja bem acima de tudo, mas ficou connosco um vazio bastante grande, por mim falo, gostava muito de o ter visto! Mas a certeza que pode estar bem já é fabuloso.

Terminamos com um enorme momento de reflexão, as prendas e claro… PARABENS à Inês!!

Aos que não estiveram presentes, sabemos que estiveram connosco

Sabina

Sem comentários: