segunda-feira, dezembro 11, 2006

Crónica da ronda de 10/12/2006 (Batalha)

Saí de casa toda equipada, preparada para enfrentar mais uma noite gelada na companhia dos nossos “amigos”, com esperança que a sua companhia me pudesse aquecer, pelo menos, o coração.

Cheguei ao ponto de encontro atrasada, mas ainda a tempo de ouvir a oração. Depois de nos distribuirmos pelos carros e de conseguirmos arranjar companhia masculina partimos, eu, a Francisca, a Manela e o Jorge ao encontro do sr. D., que esta noite se encontrava especialmente rabugento ao contrário do que vem sendo hábito...nem se meteu com as meninas da ronda, o que é MUITO estranho! :p Depois de lhe oferecermos chá e de nos ter pedido cobertores (que, infelizmente, não tinhamos), resolvemos deixá-lo dormir, já que a vontade de conversar não era muita.

Fomos, então, em direcção ao sr. F., que também hoje não estava num dos seus melhores dias. Já estava deitado, agradeceu-nos o saco e, como acontece quando se encontra sóbrio, não quis muita conversa. Ficou então a promessa de lhe darmos um boné e um par de luvas pelo Natal...acho que merece! =)

Os nossos quatro amigos que dormem mesmo por baixo do Sr. F. já estavam a dormir, pelo que decidimos não os acordar e deixámos-lhes apenas os saquinhos para que possam encher as barrigas logo pela manhã.

Ao passarmos pelo local de dormida do P. reparámos também que ele não estava...o Sr. Fernando disse que ele foi para casa tentar curar-se...esperemos que esteja bem e que as coisas com o pai melhorem.

Finalmente chegámos ao sítio do Sr. J. Este lá nos esperava, bem disposto como de costume. Roubaram-lhe o rádio que lhe ia fazendo companhia, mas lá se vai entretendo como pode...diz que naquele sítio tem muita companhia, porque as pessoas que vão na rua falam com ele...do mal o menos! Continua sem arranjar emprego e, teimoso como sempre, recusa-se a ir dormir para casa, para junto da mulher: “Não estou para aturar a minha sogra!” Para a semana ficou a promessa de lhe levarmos roupinhas para a filha, para que lhe possa dar uma prenda de Natal...e em troca ele prometeu-nos apresentá-la; disse que vamos ser nós a dar-lhe a prenda. Veremos!

Para finalizar a nossa ronda ainda tentámos meter conversa com um arrumador, o P., que estava cheio de frio...mas este estava mais preocupado em arrumar carros do que na conversa que lhe queriamos proporcionar, pelo que decidimos vir embora.

Já em Nossa Sra. de Fátima fizemos a oração e rezámos por todos aqueles que acompanhámos e pela sobrinha da Manela que nasceu esta semana! =) Mais uma vez muitos parabéns! =)

Chego a casa um pouco triste por não ter tido a companhia que é habitual de todos aqueles que visitamos e com a preocupação de não saber como estão aqueles que hoje não apareceram. Fica a esperança que estejam bem e, quem sabe, que lhes esteja reservada uma vida melhor.

A todos os meus colegas de ronda um grande beijinho pela companhia de todos os Domingos e hoje um beijo especial ao Jorge, porque é sempre bom ter alguém com quem possamos aprender mais um pouco. Boa semana para todos! =)

Inês Bessa

Sem comentários: