Início antecipado quando no fim da missa o S, ucraniano, nos pediu dinheiro para a pensão. Já tinha sacos no carro, dei-lhe um e procurei convencê-lo a aparecer dali a pouco no nosso arranque - nada mais soube, rezámos ao fim pelo seu destino...
Invocámos o Pe António Júlio que partia para o Brasil, agradecemos a sua presença desde o início e formação do FAS - e ficámos fortalecidos pela sua última palavra: 'Não deixem morrer as rondas, o FAS foi a menina dos meus olhos este ano no CREU!'. É neste orgulho e esperança que caminharemos.
Invocámos pois também S.João, o Baptista. Último dos profetas, popular pelos baptismos - mas austero na vida de deserto (veste peles de camelo e come gafanhotos). Festejamos João no solstício de verão porque a partir de agora os dias decrescem até ao Natal; como ele disse: 'Cristo é que deve crescer, e eu diminuir.' (Jo 3,30) Que saibamos, como João, esvaziarmo-nos de nós mesmos para enchermos os outros!
Na Batalha debatemo-nos divertidamente com o Z que queria euros para o pacote! Suplicava com sorriso e carinho, mas demos apenas frize e kitkat - para uma pausa que avaliasse o retorno ao Porto Feliz.
Marcámos a Festa com os postais sjoaninos que a Sílvia preparou - mangerico em colagem e quadras personalizadas:
Ó meu lindo S.João
Santinho da sardinhada
Trazei o Carlos à Batalha
Pra ver a D.Emília animada!
Na noite do bailarico
O S.João vai ajudar
O Sr.Francisco com um mangerico
Pra D.Emília cheirar!
Nesta noite de folia
Um martelinho vou ter
É uma questão de filosofia
Pra na cabeça do Eduardo bater!
E o Sr.Zeferino tem
Um raminho de cidreira
Pra neste S.João
Oferecer à companheira!
..que estava presente e tb teve direito a quadra - embora não personalizada. O ambiente foi, na verdade, de festa - conseguimos porém cumprir horas e saímos às 23.40!
O que deu chegar antes do Fernando ao Aleixo e portanto fazer uma distribuição animada - começou desordeira mas o Filipe decretou fila indiana - e conseguiu! Técnica a adoptar. Tínhamos bastantes sacos mas mais conseguimos porque sincronizaram connosco os da Boavista.
Oração final partilhada por todos - e, assim, mesmo enriquecida, mesmo cheia para festejarmos uma outra semana!
1 comentário:
Boa Pedrinho! Sabe bem ler uma crónica, sintética, simples e com tudo o que é preciso dizer sobre a ronda respectiva.
beijo grande
Enviar um comentário