sexta-feira, abril 13, 2007

Crónica da ronda de 8/4/2007 (Boavista)

Partimos para mais uma ronda, animados pela oração e pela vontade de ajudar.

A primeira paragem foi na D. F e seu inseparável companheiro, o "temível" cão de nome Leão, com um peso aproximado de 2 Kg e umas assustadoras mandíbulas de 3 mm J. Apesar de todas as doenças, a D. F mantém uma boa disposição admirável, que exterioriza no seu tom de voz capaz de acordar toda a vizinhança. Nessa noite, fez-nos um pedido especial: se lhe podíamos trazer um saco de "farinha milho", destinado à confecção de umas tão portuguesas Papas . Naturalmente, vamos tentar satisfazer esse desejo.

Passámos depois no sítio habitual do Sr. Z, que não estava, provavelmente por ainda ter dinheiro para dormir na pensão.

A última paragem foi, como habitualmente, na zona do Bom Sucesso, onde acompanhamos vários sem-abrigo, alguns de forma sistemática, outros ocasionalmente (os "nómadas", que nunca estão no mesmo sítio às mesmas horas). São os casos do JP, da P, do Z e do X. Curiosamente, nas últimas 2 semanas, temos estado com todos eles. A consequência mais visível foi a "crise" que se abateu no fornecimento de chá. Pela primeira vez, o tão apreciado líquido esgotou antes do final da ronda. Quando nos dirigimos ao Sr. A, a última pessoa que costumamos visitar, não tínhamos chá para oferecer, o que nos deixou um bocado "sem jeito". Tanto mais que nos últimos 15 dias, o Sr. A tem andado alterado, muito diferente do Sr. A que nos habituámos a visitar. Notamos nele muita revolta e rancor, muito provavelmente devido ao processo judicial onde foi envolvido, aparentemente de forma injusta.

Para não acabar esta crónica com um facto triste, falta referir a situação do casal P e P. Temos conseguido estabelecer uma relação cada vez mais próxima com os dois, o que poderá ajudar no processo de desintoxicação por que tanto ansiamos. Ficámos também a saber que a P arranjou um emprego, o que nos deixou ainda mais esperançados numa futura recuperação.

Terminámos a ronda com a habitual partilha e oração.

Boa semana

Sérgio Costa

Sem comentários: