quarta-feira, abril 11, 2007

Crónica da ronda de 8/4/2007 (Batalha)

Num espírito de Páscoa iniciamos a nossa noite que se avizinhava quente. O Nuno inaugurou a noite com algumas palavras, as suficientes para dar ainda mais significado à nossa noite. Graças à Benedita, podemos adoçar a noite de Páscoa dos nossos amigos, obrigada por tudo.

Ao som dos Live partimos rumo ao Sr. D. que estava nada mais nada menos do que adormecido! Gentilmente o acordamos para que partilhasse connosco uma fatia de pão-de-ló e algumas palavras que animaram a semana… Nem ânimo, nem tristeza, fizeram com que o Sr. D. partilhasse connosco alguns momentos da semana. Tirando aquele sorriso “matreiro” ficou apenas um fechar de olhos quando o Zé Pestana teimava em bater à porta. Rendidas, seguimos viagem para a Rua de Camões…

Sr. F. desta vez mostrou-nos que a rotina não faz parte do seu quotidiano e não estava no seu sítio habitual… só um pouquito abaixo! O malandreco pensava que nos escapava, foi só descer um pouco a rua e lá estava ele... Acho que já não consegue disfarçar a vontade que tem de nos ver todos os domingos e perceber que mesmo não se lembrando assim de repente dos nossos nomes… não demorou mais de uns pequenos minutos de silencio para que acertasse na mosca – cada cara batia com a respectiva careta, fantástico! Tudo lhe era familiar… o nome da rua, a estação de metro, até mesmo o tempo de Páscoa… E para terminar conseguimos confirmar a extrema educação que tem – diz ele que não pode desclassificar as pessoas, nós somos amigos, mas outras pessoas que lá passam também (se calhar de formas diferentes). Ficou um abraço e o desejo de uma óptima semana!

O Sr. J…. para além de estar no sitio dele, está com um aspecto um tanto ao quanto! Uhmmmm… escuro :) convencemo-lo a cortar aquela barba e aquele cabelo! A viagem para Espanha parece ter ficado para outra altura! Aquela foi a noite das cantorias… “aleluia, aleluia…” e respondemos com algo bem diferente “vamos cantar as janeiras..” :D estivemos em grande aliás, todos com o mesmo som e ao mesmo tom… pelos cantos e encantos ficamos para a semana seguinte!

A nossa ultima paragem, mas sempre muito povoada! Quer dizer… penúltima, porque antes encontramos o M. que nos procurou… Falamos um pouco, mas de uma forma tão dura e crua – é a vida da rua, sem ilusões, a realidade tal e qual ela é! Ficou a promessa de encontrarmos os M’s no próximo domingo no local e hora combinados.

Agora sim a ultima e muito populada como disse anteriormente. As boas noticias… A AM está óptima e internada, está no caminho certo. O Z. apesar de não estar na sua companhia está muito feliz pela vitória conseguida. O M. estava todo feliz porque guardou o meu carro na sexta-feira, ficou ele e eu de os ver! Agora as más… o irmão do B. que não estava bem acabou por falecer – temos de o apoiar acima de tudo… e os pequenos desentendimentos… esperamos que se dissipem e que não passem de momentos quentes em que a solidão, desespero e picos de dignidade acabam por dominar. Ficaram alguns pedidos, roupa, uma viola… a ver vamos o que se arranja. A visita à AM e os anos do Sr. Z. são os nossos compromissos da semana :)

A partilha destes momentos foi acontecendo naturalmente até que a Inês saiu do carro para ir para casa. Eu e a Manela seguimos para o nosso destino, ao som dos Live (ainda sim :) ) e a chuva começou a cair, dando o ar da sua graça… não sei bem o que nos quis dizer, mas passamos de uma noite quente para uma noite molhada, quem sabe para nos refrescar as memórias e nos fazer sempre recordar estes momentos…

Sabina Martins

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi uma óptima ronda.. vê-se pela crónica! :)

Bjs