"Tinha o coração aos pulos... Não sabia bem o que me esperava... sentia que o meu coração criava mais e mais ritos a cada minuto que passava... Vi a chegada das 21.30h com muita ansiedade! Tinha-me sido dada a oportunidade (única!) de poder fazer parte de uma equipa... uma equipa que luta pelos outros... que os trata pelo nome... que não permite que se percam e se sintam sem-abrigo-sem-amor...
Fomo-nos juntando... atarefados todos pareciam saber exactamente o que fazer... os kits foram distribuídos à velocidade da luz e às 22.10h a oração (percebi que era um ritual de longa data e hora marcada!), e, com as preces do Nuno, partimos em Teu nome, no dia da Tua Assunção...
Começamos por visitar a S., com a companhia do Sr. Z (que doçura que ele é, não é?). E ambos foram a minha primeira grande missão... Abriu-nos a porta de casa, como só se faz a quem se gosta, e mostrou-nos o que guardava no coração. Andava a sentir-se oprimida, as pessoas na rua traziam-lhe uma grande sensação de desconforto =(, tão grande que preferia passar os dias em casa que dar uns bons passeios pelos jardins =( Esperemos que esta semana tudo melhore, que a conversa com o Sr. Z lhe faça bem e que se sinta motivada a ver gente nova, e a juntar bocadinhos de esperança pelos caminhos... (era tão bonita quando era mais novinha!)
Já sem a companhia do Sr. Z, partimos para a Blockbuster das Antas, na esperança de encontrarmos o Sr. P (de quem já não tínhamos noticias há duas semanas)... e lá estava ele... sentado a ler as suas 1001 revistas, os seus 1001 tesouros encontrados no lixo... Ainda nos foi contando algumas histórias (estava comunicativo o Sr. P hoje!) e pareceu-nos mais optimista que o costume! Falou-nos de Lisboa e de Rollex's (a propósito, se alguém tiver alguma revista de relógios... era uma óptima surpresa para o Sr. P, depois das uvas...)
Sentia-me invadida por uma energia nova... aquela era uma realidade tão real e tão desconhecida a meus olhos... Sentia uma vontade descontrolada de mudar o mundo... daquelas vontades que só surgem mesmo por um Amor Maior...
Já no prédio abandonado da Fernão de Magalhães, fomos recebidos por muita gente! Tivemos a oportunidade de conhecer o Sr. Q, parecia meio perdido, não falou muito, mas agradeceu a ajuda com simpatia… Depois veio o Sr. Z, estava apressado e pareceu-me com muita fome… não conversou muito… assustaram-me aquelas marcas pelo corpo! A cadelinha dele anda a deixá-lo em muito mau estado =.( A D. D ainda passou um bocadinho connosco, agradeceu a nossa visita, sempre muito amável! E ficamos um bom pedaço a conversar com o Sr. J e o Sr. ZM =)) (e foi desta que conseguimos umas calças que lhe servissem! Obrigada Ju!) O Sr. J. continua triste, sente muito a falta da D.A… pareceu-me mesmo ter-lhe visto algumas lágrimas nos olhos =.( Enquanto isso o Sr. ZM contava-nos a vontade que tem sentido em deixar o prédio nos últimos tempos… Ontem tinha passado mesmo o dia sem consumir, mas depois… “A carne é tão fraca!” Prometeu-nos que iria ao CAT a próxima semana, e avisou-nos para termos como um bom sinal se ele já lá não estivesse no próximo domingo… Assim seja Sr. ZM! Tocou-me muito a sensatez dele… Tem uma noção perfeita da sua situação, sente que deixa a família muito triste por não se decidir a mudar de vida, e sente-se já masoquista… “Mas é tão difícil… é quase como um amor proibido… alguém que se quer muito, mas que não se pode ter!” Que Deus lhe dê forças sempre que faltarem!
Daí partimos para a Areosa, estivemos com o Sr. M, que não estava tão mal disposto como no último domingo, mas que, mesmo assim ainda não fez tréguas com a Ju (acho mesmo que ele tem ciumezito!); o Sr. R apareceu só durante um bocadinho e o Sr. J estava a descansar… acordamo-lo para tomar o café com leite (ainda quentinho) e ainda conversamos um bocadinho… Sempre tão asseadinho o Sr. J! Horas depois ia levantar-se, tomar o seu banhinho e ia trabalhar, como em tantos outros dias…
A D. I foi a nossa última visita, pensou que já teríamos passado e já estava a descansar! Lá a vimos, a dormir no seu cantinho apertado, e demos conta de um escaldão que tinha no nariz e nas bochechinhas… anda a apanhar muito sol! Fomos conversando, com a luz intermitente da entrada do prédio, ora a ligar, ora a desligar =) Ainda cumprimentamos uma última vez o Sr. J, que entretanto tinha ganho forças para dar o seu passeiozinho da noite!
Acabamos a nossa ronda a dar graças por tudo o que tínhamos dado e recebido naquela noite, e a pedir-Lhe que os guarde sempre na sua graça.
Obrigada a todos por terem tornado tudo isto possível… Ju, Tiago, Ana, Nuno… Muito, muito obrigada pela ronda! E obrigada a todos pelo calor e pelo acolhimento… Fica muito fácil ver Jesus em vós… Foi um sonho muito grande! (só mesmo as chatinhas das pulgas é que incomodaram!)
E pensar que começou tudo por um trabalho para a Faculdade…
Andreia
5 comentários:
Comovente como viste c os olhos da alma o q t aconteceu nesta última noite...A tua 1ª noite...
Andreia: Estás praxada! Superaste! Bem vinda!
Bj.,
NSB
Minha querida...vês q facil é fazer a cronica...Adoramos a tua companhia...Obrigado pelo testemunho e pela tua presença...E...ate Domingo!=)***Joanita
I'm impressed with your site, very nice graphics!
»
Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»
Enviar um comentário