segunda-feira, janeiro 31, 2011

Crónica dos Séniores . Dezembro 2010

Olá a todos,
Venho dar-vos notícias de uma iniciativa que promovemos no último mês de Dezembro, por altura do Natal, para os idosos que visitamos no Centro de dia Bom Pastor. Propusemos aos responsáveis da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deste Centro se estariam dispostos a colaborar connosco na promoção de uma missa de Natal destinada a estes idosos e a celebrar na capela do CREU.
Felizmente, esta ideia foi muito bem acolhida por todos, pessoal da CVP, utentes e os voluntários da vertente. Contámos também com a colaboração do P. Vasco P. Magalhães que logo se disponibilizou para a sua celebração. É de salientar que sem a boa vontade e logística disponibilizada por todos estes responsáveis da CVP, que transportaram e acompanharam carinhosamente os nossos queridos idosos em carrinhas e disponibilizaram cadeiras de rodas, nada disto seria possível.
Assim no dia 23 de Dezembro, mesmo na véspera do Natal, pelas 15:30h e apesar do muito frio que se fazia sentir, foi com grande alegria e alguma emoção que nos juntámos todos; os voluntários da vertente, idosos, pessoal da CVP e o Pde. Vasco P Magalhaes, na bonita e acolhedora capela do Creu, para esta celebração tão cheia de sentido. Durante a missa foram entoados vários cânticos de Natal que foram acompanhados por todos. O Pde Vasco, por sua vez, acolheu estes idosos com especial carinho e alegria e encheu-nos o coração numa bonita homilia que recordou o tempo de Natal que atravessávamos tendo proferidos palavras de esperança para todos o que lhes provocou alguma comoção. Alguns intervieram mesmo num ou noutro momento da missa agradecendo o facto de estarem ali presentes e falando de si.
Os Idosos ficaram muito felizes com esta celebração tão própria do Natal e também porque a maioria há muito tempo que não tinha oportunidade de se deslocar a uma igreja para ir à missa.
No fim despedimo-nos todos, desejando-nos mutuamente um Feliz e Santo Natal com a vontade e intenção de para o ano repetir esta iniciativa. Como recordação deste momento, entregamos ainda a todo um pequeno postal de Natal, com a data da celebração, o nome da Igreja e do Pde. Vasco, com a seguinte expressão: " QUE O NATAL DE JESUS SEJA PARA TI UM GRANDE ABRAÇO DE DEUS". O pessoal da CVP estava também muito feliz por se ter associado e contribuído para este momento. Para nós foi sem dúvida um belo presente de Natal.

Fátima Pinto

Sem comentários: