segunda-feira, janeiro 17, 2011

Crónica da ronda da Areosa - 16.01.2011

Hoje não é um momento propriamente bom que me leva a escrever esta crónica… No início de Dezembro, um dos sem-abrigo que visitamos foi espancado perto do local onde dormia. Porquê fazer uma coisa destas? O que iriam as pessoas que lhe fizeram isto ganhar com isso?
Entretanto já passou um mês e ele lá continua: muitas lesões cerebrais (de tanta pancadaria que levou e das que já tinha pelos problemas de saúde associados), pouca ou mesmo nenhuma autonomia para nada, não reconhece ninguém, pouco fala… é triste ver um homem ficar assim, preso dentro de si… Faz-me pensar em tanta coisa diferente. À volta deste homem gerou-se uma enorme corrente de solidariedade e o desejo de apanhar e punir os culpados que deixaram um homem "meio-morto" em plena Areosa!
Nós, semana após semana, vamos acompanhando este caso com visitas ao hospital, contacto com outras associações como a Legião da Boa Vontade que também acompanhava este senhor, contacto com as pessoas dos locais que ele frequentava.
Esperemos que melhore… não tenho grandes esperanças mas costuma-se dizer que a esperança é a última a morrer… Fica o link da notícia original que saiu quando se deu o ataque:

http://porto24.pt/porto/14122010/mario-o-principe-sem-abrigo-foi-espancado/


Maria Freitas

Sem comentários: