terça-feira, janeiro 11, 2011

Crónica da Ronda de Santa Catarina - 09.01.2011

Natal é todos os dias
A quadra é farta em iniciativas de solidariedade e o FAS Rondas não foi excepção com uma ronda aberta de Natal, na qual não faltaram muitos voluntários com vontade de ajudar e saber qual é afinal o trabalho dos voluntários que visitam os sem-abrigo.
Depois da ronda alegre e farta, o novo ano trouxe o habitué das rondas, que durante o ano regista picos de participação e enfrenta, muitas vezes, o problema da escassez de voluntários. Nada que desmotive os que enfrentam o frio, a chuva e, naturalmente, algum desânimo, porque numa soleira da porta, debaixo de um viaduto, na entrada de uma loja está alguém à espera de muito mais do que um saco de comida. À espera uma palavra amiga que chega todos os domingos à noite.
Este mês vão entrar novos voluntários que, esperemos, venham com a mesma vontade de ajudar, que tragam dinamismo e alegria às rondas e, acima de tudo, estejam dispostos a assumir um compromisso que é semanal.
No Ano Europeu do Voluntariado, que se celebra este ano, com uma série de iniciativas, esperemos que a mensagem de ajudar os outros, através da doação do seu tempo, sensibilize a população que, numa altura de crise, deve mais do que nunca olhar para o vizinho do lado, colega de escola, pessoa que dorme na rua. Porque pobreza e miséria não se espelham só nos sem-abrigo.
A nossa ronda, a de Santa Catarina, é bem exemplo disso.  Actualmente, nenhuma das pessoas que visitamos dorme na rua, o que não significa que não precisem do mesmo saco de comida e da palavra amiga dos domingos à noite. São histórias de pessoas cuja vida lhes virou as costas ou eles próprios viraram as costas à vida, com problemas de dependência, que precisam de ajuda para voltarem a encontrar um sentido para a vida. Se calhar nem todos o vão conseguir. Mas nós tentamos. E ouvimos. Essa será talvez o papel mais importante do voluntário. Por muito que queiramos mudar o mundo, não é essa a missão. Mas podemos ajudar a mudar o pequeno mundo do Senhor F., da Dona F., do L. ou da A. Também não estamos aqui para julgar ninguém e esse será talvez um dos maiores desafios de um voluntário: ouvir sem julgar à luz daqueles que são os seus padrões de vida, os seus valores, os seus ideais.
Importa a vontade de ajudar e de assumir o compromisso semanal. Afinal, Natal é, ou pode ser, todos os dias.

Ana Oliveira

Sem comentários: