sábado, julho 28, 2007

Crónica das rondas de 17 e 24 de Junho (Areosa)

É 2-em-1 esta crónica, porque parecidas são sempre as rondas e o narrador é um só:

Das duas vezes fomos três, e em ambas veio o Sr. Z desde a partida como inspiração de simplicidade e energia.

Das duas vezes passámos pela casa da Dona A: na primeira não estava, e fomos à casa do M, que nos espreitou, envergonhado, do alto do colo da mãe; na segunda entrámos num bocado de boa conversa e vimos o M envaricelado, a dormir.

Como sempre, fomos também bater à porta da S: no 1º domingo conversámos, pintámos unhas e prometemos pregos e martelo pra pendurar fotografias; no 2º, em dia de S. João, batemos em vão com o martelo pois a S não estava, tinha ido visitar o filho ao hospital.

A seguir, das duas vezes, levámos o Sr. Z à porta de casa, onde nos ofereceu os habituais Obrigados e o Abraço sincero.

Passámos depois pelo prédio, onde na primeira vez uma tromba d’água nos surpeendeu: abrigados de improviso, o café com leite soube ainda melhor, tanto que até o R gostou. Na segunda semana encontrámos um novo conviva, o falador A: havemos de o conhecer melhor, mas temos que garantir que não monopoliza a conversa; é que nesse dia o R mal se ouviu e os discretos do costume falaram ainda menos.

Das duas vezes seguimos para a Areosa, onde a I nos recebeu duas vezes com simpatia e bom-humor; na 2ª, no S. João, a caneca de caldo verde ajudou à boa disposição.

Das duas vezes terminámos, como agora é habitual, junto do nosso amigo Sr. M, que nos recebeu com o seu sorriso alegre, nos falou do seu S. João e nos gozou ao seu melhor nível.

Vejo agora quão parecidas foram as duas rondas, e sei que as outras que não relatei foram tão iguais a estas, mas semana após semana sabe melhor o bocado dos nossos anfitriões que trazemos connosco. Nós é que agradecemos!

Pedro Pardinhas

Sem comentários: