quinta-feira, julho 05, 2007

Crónica da ronda de 1/7/2007 (Boavista)

Como já se torna habitual a primeira paragem ocorreu antes das 22h. Fui visitar a P. ao restaurante. Ela continua bem e parece que mais entusiasmada com o trabalho que este Domingo era mais do que o normal. Gostei de ver o sorriso dela e a alegria com que se despediu de mim. Deu-me força para o resto da noite.

Já na oração estávamos poucos e os sacos pareciam estar à justa. No início estava apenas eu, o Rui e a Benedita.

Fomos até à D.F que nos contou ter estado uma semana internada no Hospital por causa dos diabetes e da falta dos medicamentos que por escassez de dinheiro juntada à sua casmurrice, acaba por não comprar nem tomar.

Este Domingo voltámos a encontrar o Sr.Z mas desta vez a conversa foi mesmo muito curta. Ele estava demasiado “alegre”, diga-se impróprio para conversas!

Ainda fomos ver se o Sr.R estava no mesmo sítio da semana passada mas apenas vimos os cobertores. Deixamos um saquinho para ele se lembrar que aos Domingos pode ter alguém com quem falar.

Já na outra ponta do nosso trajecto, com o Jorge que se juntou à equipa, encontramos o Sr.G que já está habituado à nossa presença ao Domingo. Desta vez a conversa não chegou a entrar pelas áureas e os seus conselhos para fazer desaparecer as doenças porque fomos abordados pela primeira vez pelo SP e o JP2 que por vezes também ficam (de passagem) por ali a tirar o lugar ao Sr. G mas tudo de uma forma pacífica. Pareceram-me que percebiam bem que o Sr.G apenas está ali porque precisa mesmo de sustentar a família.

Desta vez no ponto onde mais gente encontrámos só vimos o ZC e a I. Esta última fez-nos uma abordagem para comprarmos uns cinzeiros de lata, mas o ZC prontamente pediu para lhe darmos um saquinho porque ela precisava bastante. A conversa do CAT de Matosinhos surgiu quase que por instinto e as lágrimas de (possível) desespero nos olhos dela também. O Jorge combinou levá-los no dia seguinte ao CAT. Ela estava cheia de vontade e o ZC disse que ía se ela fosse. Ela combinou ficar ali a dormir, mas... (no dia seguinte quando o Jorge chegou... “Meninos, ela não apareceu, procurei nos dois edificios, e como vi, o que me pareceu ser, o "estaminé" do ZC , e não havia sinais deles, tal como combinado vim embora às 8:20. Fica para a próxima. Jorge”.

A última paragem foi no shopping com o Sr.A. Como já estava a fechar o chá prolongou-se até cá fora sempre com as piadas do Sr.A a tornar o fim de noite mais alegre.

Chegamos ao CREU e fizemos uma reflexão da noite em conjunto com a 6ª ronda. É sempre bom partilhar a alegria de uma noite.


Boa semana

Joana Gomes

Sem comentários: