sexta-feira, abril 07, 2006

Crónica da ronda de 2.3.2006 (Batalha)

Oração inicial pela Ana Carvalho, que se regista por ser a primeira vez e por ter sido muito ajustada. Fizeram-se as equipas e partimos. As rondas da Batalha e do Bonfim, decidiram partir em separado, ao contrário do que tinha ficado assente na reunião geral. Assim, a ronda da Batalha ficou sem elementos masculinos, pelo que fui acompanhá-las: Eram a Manuela, a Mónica e a Inês; Foram muito simpáticas e boas companheiras de ronda.

A primeira paragem foi na casa da D. R. Trata-se de uma inovação sugerida na última reunião geral, pelo decréscimo no número de paragens nas rondas BBs: Iniciar estas rondas com a visita a uma família. Esta ideia foi muito feliz e bem aceite por todos. A Inês já conhecia a D. R., pois tem-a visitado no âmbito das famílias do FAS Rondas. A D. R. sofre de cancro e tem um gosto enorme em nos receber para falar um pouco do seu dia-a-dia e dos tratamentos que tem feito. Estivémos lá perto de uma hora.

Seguímos para os outros dois sem-abrigo que fazem parte desta ronda e que não são grandes faladores: O sr. D. e o sr. F. O sr. D. lá estava a dormir na rua de Santa Catarina. Acordou connosco, pediu uns sapatos e voltou a adormecer. O que não é de censurar, porque já era tarde. Ficou a promessa de lhe levarmos os sapatos na próxima ronda e partimos à procura do sr. F. Cruzámo-nos com ele no cruzamento da rua de Gonçalo Cristovão com a de Camões. Perto do local onde dorme. Estava bem disposto e com um discurso muito perceptível. Tomou o seu café com leite e pegou no seu saco. Aproximou-se, entretanto, um arrumador que trabalha em frente ao Pérola Negra. Era o sr. L. Notou-se que tem problemas mentais, mas educadamente pediu-nos um café com leite e contou-nos o que fazia e que dormia num quartinho.

Entretanto a Inês lembrou-se de um local onde tinha visto dois sem-abrigo à noite. Trata-se da sucursal do Millennium bcp desactivada, da rua de Ceuta, esquina com a rua José Falcão. (É de salientar a papel social involuntário que o Banco tem desempenhado: São várias as sucursais desactivadas e os espaços de "self-banking" fechados, que servem de abrigo a pessoas que dormem na rua!) Fomos lá e lá estavam o sr. H. e o sr. P., acompanhados por um outro, o sr. A., que não é sem-abrigo, mas que monopolizou a conversa, de forma animada. Eu acabei, mesmo, por me descontrolar um pouco, porque o tema era de nos "tirar do sério".

Acabámos na Sr.ª de Fátima com a oração final. Eu e a Manela, a caminho da casa de cada um, passámos pelos FAS que faziam a ronda da Areosa, pelo que ainda fizémos uma parte dessa ronda. Foi uma ronda polifacetada!

Beijos, abraços e até Domingo de manhã,

Nuno Sacadura

1 comentário:

Anónimo disse...

Cool, a tua crónica!! Tá-se bem, ya!! ou melhor, estivemos óptimas guardadas pela tua presença... + 1 x, obrigada!
*