segunda-feira, abril 24, 2006

Aldeia - Crónica da ida a 23.04.06

Igreja de Nossa Senhora de Fátima, 9.30: éramos Oito (joana,são,teresa,benedita,luísa,tiago,nuno e jorge) e partimos mais uma vez para a nossa ronda quinzenal de Candemil.
Por volta das 12.00 os nossos amigos, Tânia e Jorge, juntaram-se a nós com um maravilhoso presunto caseiro que juntámos ao nosso habitual almoço.
Eram as duas da tarde, e partimos para mais uma visita áqueles que já consideramos nossos amigos. Em Bustelo tinha ficado combinado visitar-se um novo caso, de um casal a Sr.ª D.ª M e o Sr. J.. O quadro não podia ser mais negro! A senhora sofre de Alzheimer e ontem, curiosamente, estava completamente lúcida. Contou-me que o marido tinha fracturado o fémur e depois da recuperação hospitalar tinha regressado a casa estando acamado desde essa altura. Este casal está dependente do almoço que um filho lhes leva. Foi duro ver a miséria e decadência humanas, em que os senhores viviam.
No regresso, fui ter com o Jorge e com a Joana que estavam com a Sr.ª D.ª F e o Sr. A.. Surpresa das surpresas, o Sr. A andava numa bela passeata com eles. Maria só visto menina, um verdadeiro espectáculo!
Acrescente-se que, o Padre Manuel Vilar tinha combinado com o Jorge, a visita a um novo caso em Ansiães, o que não foi possível dada a notada e sentida ausência de alguns membros da nossa A-Team.
Desta ida à aldeia ficou-me uma dúvida: até que ponto é que estamos preparados para visitar doentes acamados e não estamos a ilibar de responsabilidades as entidades que deviam cuidar do apoio domiciliário nestas situações? Será um assunto a debater seguramente na próxima reunião do FAS.
beijos/abraços e boa semana
Luísa

Sem comentários: