segunda-feira, abril 10, 2006

1ª Crónica de 8/4/2006 (Batalha)

Nada melhor do que uma boa ronda para recuperar forças e ânimo e foi isso que aconteceu esta noite.
Depois de um ligeiro atraso, fizemos a oração e partimos, eu, o Bateira e o Pedro Cruz, para a habitual visita ao Sr. D. Qual não foi o nosso espanto quando vimos que ele aceitava tudo a sorrir e sem pôr um único defeito e, pela primeira vez, quando lhe propusemos deixá-lo descansar, ele disse “Não é preciso, tenho tempo...”. Ficámos então à conversa, que nestas situações teima em não surgir (o Sr. D. não trabalha, passa o dia num café), falando do tempo (o tema habitual nestas alturas) e tentando descobrir a idade dele (50 e muitos) e passado um bocado decidimos partir ao encontro do X.
Este, já com muita bebida em cima e com um cheiro indescritível (estamos a pensar passar lá um dia à tarde para o levarmos a tomar um bom banho na casa da rua) tentou falar connosco, mas, como sempre, era difícil percebermos o que dizia.
Seguimos para o Lusitano, mas pelo caminho encontrámos dois arrumadores toxicodependentes, primos, o G., de Leiria e o Z. T., de Vila do Conde, que nos disseram que se inscreveram no Porto Feliz e vão já amanhã à primeira consulta...esperam entrar na Quinta feira. Ficámos muito felizes ao constatar que se encontram cheios de força para deixarem o vício e que têm à espera deles família e amigos que prometem ajudá-los assim que se livrarem da droga. Vamos rezar por eles, para que tenham força e consigam seguir em frente e refazer a sua vida.
No Lusitano, os nossos “amigos” já estavam a dormir, pelo que só lhes deixámos os sacos e umas meias, com a promessa de voltar na próxima semana. Encontrámos um senhor a dormir mais acima, mas mandou-nos embora, “Não preciso da ajuda de ninguém!”.
A caminho da 31 de Janeiro vimos o Filipe, a Mafalda e a Luisa por isso, depois de procurarmos, infelizmente sem sucesso, o Sr. Augusto, que com muita pena nossa voltou para a rua, resolvemos telefonar-lhes (eu e o Pedro) para irmos com eles ao Aleixo. Quando estávamos a ir ter com eles encontrámos o L., nosso antigo sem abrigo, que se envolveu numa violenta discussão com dois homossexuais que, segundo ele, se meteram com ele e que depois vieram falar connosco, levando-o a pensar que nos estavam a incomodar. Foi preciso separá-los com a ajuda do C., um outro sem abrigo que entretanto tinha aparecido a pedir um saco e do Filipe, que veio a correr em nosso auxílio.
Acalmados os ânimos, fomos ao encontro do P. e resolvemos acordá-lo com uma música dos Rolling Stones (o P. é fanático por eles), ideia que ele muito apreciou. Fechou os olhos e cantou baixinho a música toda, deliciado com a surpresa que lhe preparámos.
Seguimos em direcção ao Aleixo, onde também estavam algumas pessoas do grupo do Sr. Fernando e, desta vez com algum custo, conseguimos distribuir a comida toda que tinhamos levado.
Voltei para casa com o coração cheio, com a lembrança de uma noite muito feliz e produtiva em que me senti útil, como há muito tempo não acontecia.
Quero terminar pedindo mais uma vez a Deus pelos nossos amigos que vão entrar no Porto Feliz, para que consigam vencer esta batalha, por todos aqueles que estão na rua e precisam da nossa ajuda, para que lhes consigamos transmitir alegria de viver e de lutar por uma vida melhor e agradecendo também por ter trazido o João e a São de volta às rondas...é muito bom ter-vos de novo connosco.
Boa semana a todos!!!

Inês Bessa

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá :)
Obrigada por esta partilha, e pelo vosso trabalho na ronda - foi produtiva, é optimo para todos!
Peço desculpa ter sido uma das baixas da equipa mas foi memso impossivel!

Rezo também por todos os nossos amigos, para que cada um encontre o que precisa! E por nós para que consigamos ser instrumentos de trabalho nas mãos d'Ele, sem colocarmos obstáculos.

Bj
Manela

Anónimo disse...

Que bom inês, fico mesmo contente por ti! Eu bem vi o teu desânimo :( !... Mas a vida é mesmo feita de altos e baixos...!
Grd bj e até domingo, ana

Anónimo disse...

uma beijoca minha também ;*

pedro cruz disse...

Oh, Angie, Oh, Angie, when will those dark clouds disappear
Angie, Angie, where will it lead us from here
With no loving in our souls and no money in our coats
You can't say we're satisfied
But Angie, Angie, you can't say we never tried

Angie, you're beautiful, but ain't it time we said goodbye
Angie, I still love you, remember all those nights we cried

All the dreams we held so close seemed to all go up in smoke
Let me whisper in your ear
Angie, Angie, where will it lead us from here
Oh, Angie, don't you weep, all your kisses still taste sweet
I hate that sadness in your eyes
But Angie, Angie, ain't it time we said goodbye

With no loving in our souls and no money in our coats
You can't say we're satisfied
But angie, I still love you baby, ev'rywhere I look I see your eyes
There ain't a woman that comes close to you, come on baby, dry your eyes

But Angie, Angie ain't it good to be alive
Angie, Angie, they can't say we never tried

RS69