quinta-feira, abril 13, 2006

2ª Crónica de 8/4/2006 (Areosa)

Era dia de anos para Ele... Um grande dia, por sinal: Começou de manhã com
a Caminhada do FAS Rondas, na sua vertente de trabalho nas aldeias, que se
prolongou pelo resto do dia. Também por causa do aniversário, o início da ronda começou atrasadíssimo. (Ele aproveita para deixar aqui o pedido de desculpa a todos
os que esperaram e desesperaram.) Na Ronda da Areosa éramos seis: Ele, a
Joana, a Maria, o Daniel, o Tiago e o Carlos. Partímos com o sr. J., que tem
voltado a juntar-se a nós. Desta vez, começámos por ir com ele ao Jardim do Carregal, para buscarmos um pijama que lhe estava prometido.
Correu mal: O pijama não estava lá... Fomos, então, levá-lo a casa da senhora
sua amiga, na Rua de Silva Porto, e seguímos para a Blockbuster das Antas.
Também correu mal: O sr. P. não se encontrava... Démos uma volta pela Alameda Eça de Queirós, onde ele nos disse que pernoitava, e nada. Seguiu-se o prédio da Fernão de Magalhães. Apareceu o sr. J. e o sr. A. O sr. A. tinha estado com a Ronda da Areosa no Domingo anterior e tinha animado muito os FAS Rondas. Neste Domingo levámos-lhe roupa, como ele tinha pedido, mas as peças que arranjámos, não o agradaram nada. Pôs defeitos em tudo: Desanimou-nos muito, principalmente àqueles que tinham estado com ele na semana anterior. Não desistimos e acabámos por ter uma conversa, que ainda se prolongou por umas dezenas de minutos. A seguir era a Rotunda da Areosa. Lá estava o sr. T. sempre animado. Não perdeu a oportunidade de implicar connosco, os três sportinguistas... Entretanto apareceram, de todos os lados, mais uns quatro toxicodependentes, que nos proporcionaram uma "abordagem de entrega de saco e café com leite" que pouco nos agrada. (Vamos ter que alterar a abordagem desta paragem.) Fomos, então, ter com o sr. M. e o sr. J. O sr. M. estava mal disposto. Demorou até nos receber.
Tínhamos mesmo desistido dele, quando o sr. J., que estava a pé, apareceu e veio ter connosco. Estava bastante acelerado, tendo mesmo bebido com alguma sofreguidão dois cafés com leite. Estava sem sono_ dizia ele. Deixámos o viaduto e a rotunda e dirigimo-nos ao Mercado da Areosa. A D. I. não estava no lugar do costume. Tem ficado um pouco antes, do outro lado da rua. Pelo adiantado da hora, já se encontrava envolta em caixas de cartão, sentada e com as pernas encolhidas, como costuma dormir. A ronda acabou, novamente na Blockbuster das Antas, depois de termos acompanhado o sr. P. enquanto se deitava e tirava dos sacos restos de comida e revistas que encontrara no lixo... Fizemos uma oração final diferente, em que alguns partilhámos aquilo que mais nos tinha marcado naquela noite. Pareceu-nos um modelo interessante para adoptar como oração final.

Boa Páscoa e até Domingo. Beijos e abraços,

Nuno Sacadura

Sem comentários: