segunda-feira, abril 17, 2006

3ª Crónica de 8/4/2006 (Boavista)

Após um ligeiro atraso na partida, lá fomos nós para mais uma noite que esperávamos que nos trouxesse tantas alegrias como a anterior.
Começamos pelo Sr. M. que nos esperava, desconfortável por passar grande parte destes últimos dias no seu quarto da residencial, devido à sua recente operação. Rapidamente veio a esperança que tudo ia mudar já no dia seguinte após a consulta no Hospital, para a qual o Pedro fez o favor de o levar (espero que tenha corrido tudo bem e que o Sr. M. já ande pelas ruas do Porto a fazer uso do seu passe novo).
De seguida fomos ao Sr. JJ que não estava nos seus grandes dias. Apesar disso tínhamos uma surpresa para ele. Queríamos agradecer-lhe e retribuir o gesto carinhoso que teve para com o nosso grupo a semana passada e juntamo-nos para lhe oferecer uma medalha para que nunca se esqueça de nós. Tiramos ainda uma fotografia do grupo com ele (tal como era o seu desejo), para que nos momentos em que este se sentisse mais só, pudesse olhar para os seus amigos e ter um pouco mais de força para viver, continuando a ser este homem bom.
Seguimos para o Sr. B. que já na sua cama nova nos surpreendeu pelo facto de ter conseguido mudar os seus hábitos de higiene (apesar de todos os seus problemas psíquicos) e estar a conseguir manter o seu local de descanso minimamente limpo (espero que o consiga fazer por muito mais tempo e que os seus vizinhos não o olhem com tanto desprezo).
Fomos depois ao M. que não nos deu muito cartão. Tinha ficado sem “estaminé” e estava a ler um jornal, do qual só tirava os olhos para pegar em mais um pouco de comida. Já nos habituamos à sua variação constante de humor.
Seguimos por fim para o Convívio mas talvez pelo adiantado da hora, já lá não estava ninguém. Encontramos o Sr. A. que tentava arranjar uns trocos para sustentar a família mas que não deixava de nos receber com o grande sorriso de sempre.
Vimos ao fundo um cobertor , aproximamo-nos e... era o JP (que deveria estar no Porto Feliz mas... voltou ). Não quis falar connosco, pediu-nos para não ficarmos ali e nós fomos embora tristes porque sabíamos que se há pessoas que merecem sair daquela triste vida, ele é um deles.
Foi um final de ronda que nos enregelou o coração e que nos fez pedir para que todos estes nossos amigos encontrem o seu caminho e que este espírito e amor de Páscoa, encha os seus e os nossos corações.

Boa Páscoa

Joana Gomes

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho pena de não aparecer na foto com o Sr JJ, mas esta semana ja estou de volta!

pedro cruz disse...

Na segunda à tarde correu bem com o sr. M. Fomos à consulta externa do Sto. António, estupidamente deixei o carro à porta do Soares dos Reis e, claro, fui multado! Não demorou muito e principalmente a ferida estava em boa cicatrização. Foi necessário ir depois à farmácia Sá da Bandeira pedir orçamento dos medicamentos receitados.

Na terça de manhã fomos às Doze Casas para levar à farmácia a autorização de levantamento dos medicamentos. Ainda nos dirigimos aos dois centros de saúde de Cedofeita porque é preciso que o Médico emita uma Declaração de Isenção [de pagamento de despesas de saúde] mediante uma Declaração já passada pela Assistência Social de situação económico-social precária. Digo isto para explicitar a confusão das burocracias! Claro que o facto de a pensão ser em Álvares Cabral não significa área de residência e portanto será necessário ir ao centro de saúde de Alfena-Ermesinde.

Entretanto já liguei e marquei consulta para dia 20 às 11h30. Uma minha amiga Ana Magalhães que não está no FAS disponibilizou-se para o levar lá.