domingo, novembro 06, 2011

Crónica da ronda da Areosa 23.10.2011

A irracionalidade, de um ser humano racional (porque acredito que os há sem racionalidade), leva-o a pensar que todas as partidas (ou ensinamentos) da vida só a ele acontecem, e facilmente se torna num coitadinho, quando se olha ao espelho. O bem-estar não depende da sua evolução ou crescimento como Homem. Ele quer é o telemóvel X, o carro Y, as férias Z e etc... quer estar bem, quer ser feliz, e refugia-se num sofrimento estúpido pela ausência de bens materiais.

Domingo, são 21h00
A chuva e o vento falam comigo através do som das persianas... noite difícil pela frente...
A manta e o conforto do sofá fizeram uma ultima tentativa, mas resisti e saí...
Saio de casa a correr, um pouco atrasado e com a consciência que o tempo não está para acelerações. No ponto de concentração sou invadido por um pensamento que logo se vai embora "Estava bem era em casa, aconchegado pela manta" (era o meu lado irracional a tentar revelar-se)

Um dia abordaram-nos, e acusaram-nos de sermos cúmplices de um estado que tem interesses na existência dos sem abrigo, ao estarmos ali contribuíamos para que aqueles que visitamos se acomodassem, e que era o nosso egoísmo a falar mais alto, porque só o fazíamos para nos sentirmos bem.
Pensei sobre isto durante algum tempo, e ainda hoje não sei que interesses o estado tem, percebo a ideia que as pessoas se podem acomodar, e sim sou egoísta porque realmente me faz sentir bem. Sou egoísta ao ponto de partilhar o meu tempo, as minhas histórias, a minha forma de pensar e de estar na vida com alguém que tive de conquistar, e que me conquistou. Sou egoísta ao ponto de dizer que esse Domingo teve um sabor especial, e que me senti muito bem por ter "abandonado" o conforto.
Sou egoísta, porque quando regressei após ausência de dois domingos soube-me bem ouvir: "Andou desaparecido, já não falamos há muito tempo..."
Não é só o saco com os alimentos, são as pessoas, é a relação que se cria e a falta da mesma que me faz ser egoísta.

Nesse domingo, vi sorrisos apertados pelo frio... nesse domingo vi realidades que ninguém merece e que muita gente ignora ou desconhece... nesse domingo vi pessoas à nossa espera, na ânsia de falarem um pouco... nesse domingo, o meu egoísmo fez-me sentir o quanto é ESPECIAL a minha cama.

Um dia gostava de ter o telemóvel X, o carro Y e as férias Z... mas não abdico do meu crescimento como Homem para lá chegar...
"Sê a mudança que queres ver no mundo" – Gandhi

Gonçalo Oliveira

1 comentário:

Mónica Claro disse...

Gonçalo,
Parece-me que te terás enganado várias vezes numa palavra ao escreveres esta crónica. :D Onde aparecia "Egoísta" deveria estar "Generoso".
E não, não existe absoluta/ algo de errado em sentirmo-nos BEM por sermos úteis e fazermos a diferença na vida de alguém que a vive em risco!! Isso é sinal q a mente está reagir positiva/ às experiências vividas e a libertar hormonas responsáveis pela nossa sensação de prazer, de bem-estar, essenciais p o nosso equilíbrio psicológico!
Viver o Amor fraterno alimenta a saúde física, mental e o nosso lado espiritual! E os 3 estão inter-ligados como seres integrais q somos! Não se culpabilize por se sentir bem por fazer o Bem, dê apenas graças por isso!
Abraço,
Mónica Claro