quarta-feira, julho 09, 2008

Crónica da Ronda da Boavista - 22.6.2008

Partimos, eu e a Benedita, rumo à primeira paragem. Encontramos desta vez a D.ª F., o Sr. V. e também o já há muito desaparecido Sr. M. A conversa rapidamente derivou para a saúde e, principalmente, para os tão preciosos medicamentos. Até o Sr. M. não se coibiu de apresentar as suas mazelas e pedir um tal gel, nas suas palavras uma "milagrosa cura" para todos os males.
Fomos de seguida ao encontro do Sr. G., "apenas" à nossa espera, uma vez que o McDonalds só abrirá na proxima semana. Tentamos contornar a habitual conversa sobre mesinhas e perceber um pouco melhor como tem passado o nosso simpático companheiro. Pelo meio visitamos mais dois sem-abrigo que vivem literalmente debaixo da ponte, é mesmo irónico, como esta triste expressão pode ter parelelo na vida destas duas pessoas. O Sr. J. com o seu sorriso super cómico e o Sr. A. fascinado pelo futebol. A conversa estendeu-se entre as dificuldades da vida e as proezas deste ultimo Europeu de futebol. É curioso como todas estas pessoas sobrevivem aparentemente indiferentes à realidade que as envolve.
Por último a Boavista: o simpático Sr. Al, o culto Sr. A e a D.ª G.. Esta semana as atenções centravam-se no Sr. Al. Na semana anterior tinha feito anos e era agora ocasião para lhe entregar a sua prenda. Para tal juntou-se-nos a Ana. Ele la recebeu a prenda, a pedido desembrulhou-a e por fim não conteve um belo e feliz sorriso.
Terminava assim mais uma ronda, uma pequena oração de partilha e um adeus de ate ja...

Rui Mota

Sem comentários: