quinta-feira, outubro 25, 2007

Crónica do IPO (20/10/2007)

No Sábado, dia 20 de Outubro, fui pela 1ª vez ao IPO. Inicialmente senti-me um pouco mal porque, de repente, vi na sala de espera alguns meninos pequenos com máquinas e com um visual diferente ao que estou habituada a ver no meu dia-a-dia. Assim, dirigi-me para a sala de brinquedos e fiz um exercício de reflexão e interiorização que me ajudou a dar a volta por cima e a observar todo aquele “mundo” com outros olhos.

Posto isto, começaram a chegar, um a um, à sala, os meninos e progressivamente começou a haver interacção entre todos os voluntários e os meninos.

A primeira actividade que realizámos foi um jogo de cartas (o peixinho). Neste jogo, apenas participaram dois meninos: o M. e a V. Inicialmente, a comunicação com a V. não foi muito fácil, tendo por isso sido necessário haver sempre uma iniciativa da parte dos voluntários para tentar ouvir uma palavra daquela menina.

Passado um bocadinho, chegou mais um menino, o G., que não quis jogar connosco e preferiu jogar computador. Quando o jogo acabou, pintámos e fomos também brincar aos restaurantes com o G. Este menino mexeu muito comigo pelo facto de, apesar de estar nas circunstâncias em que estava, ter uma alegria extraordinária e uma força única. É uma lição de vida ver meninos tão pequeninos com tanta força!

Mais tarde regressámos à pintura...Entretanto veio uma enfermeira à sala pedir um voluntário para ir tomar conta de um menino que estava em isolamento, o D., com 14 meses.

Depois de tudo isto chegaram as 17h00 e o nosso periodo mágico naquele mundo acabou. Sem dúvida um dia diferente e uma experiência de muito enriquecimento que nos prende e nos faz ansear pela próxima ida ao IPO.

Rita Padez

Sem comentários: