quarta-feira, outubro 03, 2007

Crónica da ronda de 30/09/2007 (Areosa)

Contagiados pelo ambiente de festa do aniversário do Pedro Rui,( a propósito o Pedro fez anos, para quem não deu os parabéns =)) lá partimos mais uma ronda, com o Senhor Z. sempre fiel na sua companhia e sem a nossa Maria que tanta saudade nos deixa. Mas sabes Maria como o Principezinho diz “é como a côr do trigo” , em cada ronda nos havemos de lembrar de ti, porque foi contigo que fomos construindo o que somos para eles e entre nós.

Chegamos a casa da S. onde a encontramos a terminar o jantar com o Senhor A.
A conversa durou, com direito a cafezinho, “manicura” e tudo. Tem andado em baixo com esta zanga entre ela e a I. mas esta semana já foi ao Tai Chi e quando a deixamos entre beijinhos e abraços já estava toda sorridente.
É difícil explicar esta intimidade que se cria com as pessoas, tanto com as que vamos encontrando na rua como com as que partem connosco todos os domingos. Este domingo dei por mim a agradecer muito a Jesus este dom que temos de nos relacionarmos de nos darmos a conhecer, de acolhermos o outro, enfim o Amor.

Já de saída ainda tivemos tempo de bater na porta da A. que nos falou da sua semana, da correria que é a sua vida e das suas preocupações. É uma mulher de muita energia, com uma história muito sofrida. Sem dar conta é para mim um grande exemplo de como o sofrimento não é o oposto da alegria, a tristeza sim, e ter noção disto liberta-nos imenso porque nos permite, mesmo nos momentos mais difíceis não perder a alegria profunda.

Deixámos o Sr.Z à porta de casa com o abraço da praxe e com desejos de uma noite bem passada e longa, que o Sr.Z acorda por norma muito cedo com umas dores de estômago que tem.

Já no prédio distribuímos o leite quentinho que ajuda a uns minutinhos de conversa com os mais fugidios. O Sr.A, esse não precisa de leite para puxar a conversa, acho que por ele ficávamos ali a noite toda na “amena cavaqueira”, entre viagens, livros e religião vai-nos falando de si, da sua descoberta de Deus. Está quase a festejar o seu aniversário também, combinamos uma ida à Missa , vamos lá ver se aparece =)

Partimos para mais um “spot” , a I. que encontramos a passear toda animada. A conversa foi mesmo boa, a tocar pontos importantes da vida dela, mas com uma suavidade muito grande de quem se preocupa e gosta muito. Ultimamente tenho-a sentido mais doce e terna e sabe bem. Acho que estamos a chegar cada noite mais perto.

Terminamos com um passeio mesmo agradável, desde o colchão do Sr.M ao jardim do Sr.D e do J. O Sr.M já está melhor da perna, mas não foi as urgências. A nossa missão actual com ele é mesmo essa, a de o convencer a ir ao médico tratar o joelho.

E foi assim que passou a correr mais uma noite de festa cheia de saudade.

Dedico esta crónica e mesmo a noite de domingo à Maria, pelo exemplo de responsabilidade e delicadeza com que nos tocou, mesmo como uma bailarina…

Ana Sampaio

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada, Ana!
E muito bom ter amigos assim.

Um beijinho com saudades,
Maria