quarta-feira, agosto 02, 2006

Crónica de 30.07.06 (Areosa)

Este Domingo, a primeira paragem foi, como de costume, a casa da S., que esta semana estava bastante mais calma. Já tinha começado o tratamento e sabendo o que tem que fazer a seguir fica mais tranquila. O Sr. Z., pelo contrário, estava mais triste que na semana passada, tinha passado a semana com dores de estômago por causa da gastrite.
A S. já nos tinha falado várias vezes de uma vizinha de quem gostava muito, a D. A., e este Domingo tivemos oportunidade de a conhecer. A D. A. veio ter connosco a casa da S. e estivemos algum tempo a conversar. No princípio estava um bocadinho envergonhada, mas acabou por nos contar como vive, quais são os seus problemas e as suas preocupações. Estava mesmo a precisar de conversar, de ter alguém que a ouvisse. Já a convidámos para aparecer no próximo Domingo. Esperamos encontrá-la!
Depois de deixar a casa da S., ainda com muito por dizer (o tempo que lá estamos sabe sempre a pouco), passámos pela Blockbuster das Antas e, mais uma vez, o Sr. P. não estava lá, o que já acontece há umas semanas.
Quando chegámos ao prédio de Fernão Magalhães, já o Sr. Z.M. estava à nossa espera, a ler o jornal, á procura de emprego. Contou-nos que está entusiasmado com o tratamento com metadona. “Está a correr bem, agora é preciso continuar sem desanimar.”, foi o que nos disse. Sair do prédio e arranjar um emprego são os próximos passos… Quem arranjou um emprego e estava muito animado foi o Sr. J. Estava tão contente! É que, para além do emprego novo, tinha resolvido todos os problemas com a D. A.. Parabéns J.! Enquanto lá estávamos a conversar apareceu ainda a D. e o Z. Não estiveram muito tempo connosco, só o tempo de contar o que se tinha passado na semana.
Quando estávamos a entrar no carro apareceu um amigo do J., um rapaz que mora ali e já conhece o J. há algum tempo. Contou-nos muitas coisas acerca do J., entre outras coisas ficámos a saber que desenha muito bem, e ficou muito interessado no nosso trabalho e em ajudar-nos no que for preciso.
Na rotunda da Areosa encontrámos o Sr. M e o Sr. J, que continuam a dormir no jardim, e todos juntos fomos até à I. A I. é que tem estado muito triste, desde há uns tempos que mostra cada vez menos vontade de conversar connosco. Não sabemos bem como ajudar…
Ainda na rotunda veio ter connosco o Sr. C., que dorme no Hospital de S. João, onde já o tínhamos procurado, sempre em vão. Desta vez foi ele a vir ter connosco.
Na última paragem de noite tivemos uma “surpresa”. Estávamos à espera de encontrar o Sr. A. e no lugar dele estava o Sr. V., que nos contou ter sido expulso do quarto onde dormia por não ter recebido o rendimento mínimo, não tendo assim dinheiro para pagar o aluguer. O Sr. V. estava a dormir ali há 4 dias e pensava receber o dinheiro já na segunda-feira, o que lhe ia permitir encontrar outro quarto. Quanto ao Sr. A., não sabia nada dele e nós também não o encontrámos. Esperamos saber mais para a semana.
A ronda acabou em frente à Igreja de Nossa Sra. de Fátima, com a oração final e a despedida do Dani. Vamos sentir muito a tua falta e… daqui por um ano queremos-te de volta! Um beijinho muito grande para ti…
Aos outros, uma boa semana, seja de férias ou de trabalho.
Maria Manuel

2 comentários: