Este domingo a ronda da Boavista estava desfalcada, mas nem por isso com menos força. Assim iniciamos mais uma noite de temporal com mais uma ronda, aquecida por uma amena cavaqueira antes do seu inicio, levando-nos a ganhar forças para mais uma visita aos nossos amigos.
Depois da oração lá partimos munidos de sacos para a primeira paragem no Sr B..
Antes da primeira paragem fomos supreendimos por um telefonema do Jorge a avisar-nos que o Sr J. das alcatifas tinha decidido que não queria mais as nossas visitas de domingo, talvez por isso no último domingo não o encontramos no sítio do costume.
Paramos no Sr. B. e deparamo-nos um estado deplurável do sítio onde dorme, a “cama” estava rodeada de vomitado e um cheiro insuportável. Cada domingo que passa o sítio escolhido para dormir está pior.
“Ralhamos” com o Sr B. e explicamos, mais uma vez, que não podia continuar assim, que tinha de mudar de sítio e ter mais cuidado consigo. Numa tentativa de o convencermos a melhorar de aparência, disse-mos-lhe que já era Primavera, que já era hora do banho tão prometido para a sua partida para Espanha…
À saída combinamos que no próximo domingo levaria-mos novos cobertores e tapetes para uma cama nova, não podemos continuar a deixar o Sr B. dormir naquele sitio.
A segunda paragem foi com o nosso amigo mais falador, o Sr J.J. que se encontrava mais animado que o domingo passado. Tinha estado no Coração da Cidade para ver se lhe arranjam a tal bolsa de emprego, mas parece que vai ser difícil por causa da sua condição física, mas sem desistir disse-nos que ia lá passar esta semana a pressionar!
Contou-nos mais um pouco da sua vida antes de se tornar sem abrigo, explicando-nos como foi parar aquela condição…
Finalmente perguntamos-lhe pela data dos seus anos, ficando desde logo prometida uma festa nesse dia. Os seus olhos brilharam de alegria!
Perdidos na conversa, lá nos despedimos do Sr J.J., que mais uma vez não deixou de nos agradecer as visitas e companhia de domingo, e partimos para o Foco.
Lá encontramos o M. que se contorcia de dores no corpo, talvez do seu maldito vicio, agarrou vorazmente no saco, a fome, como sempre, era grande, não dispensando uns trocos para comida, e mais uma vez a conversa ficou adiada pelas dores, o cansaço e a fome…
Seguimos para a última paragem. No Swing, não encontramos o J.P., ainda é cedo e à pouco movimento na rua., no Bom Sucesso também não encontramos ninguém, deixando os sacos para um novo destino, o Aleixo.
Boa semana, até à reunião.
Benedita Salinas
1 comentário:
OLá a todos! Q aperto ao ouvir isso do Sr j. das alcatifas.. No prox dom temos de nos debruçar sobre como vamos lidar c esse situação..não queria desistir dele...!
Ainda bem q já puseram em prática a história dos anos, é tão gira!
era só p mandar um bj e pedir dsc por n ter ido, no dom lá estarei!
obrigada pela partilha.
um bj a todos, ana
Enviar um comentário