abrigoOlá pessoal! Bom ano a todos com que ainda não tive oportunidade de falar, isto é, quase todos vós!!
Antes de mais gostava de partilhar convosco o seguinte: tenho estado muito ausente nos últimos tempos, mas não esmoreci! E foi com imensa alegria que durante este tempo vi o projecto a percorrer com sucesso o seu caminho, através das mensagens que se trocam neste grupo. Trabalhemos para que assim continue!
Eu e o Francisco temos acompanhado regularmente o Sr.Mário, Sr.Francisco e D.Emilia (ronda Sta Catarina). Faço aqui um ponto da situação para todos estarem dentro do assunto, em particular os que fazem esta ronda.
Sr.Mário: Tem um tornozelo doloroso há algumas semanas. Acompanhei-o a uma consulta de Ortopedia (que "cravei" a um colega do Sto António, Rui Claro, que ajudou com muito gosto). As articulações do tornozelo e pé esqs estão em mto mau estado. Ficou com outra consulta marcada para a dia 20/02 às 11h45m, no CICAP, HGSA. Nesse dia será marcada a cirurgia para retirar o material ("ferros" que lá tem há 7 anos, altura em que teve um acidente com fractura grave), dalí a 1 ou 2 semanas, e já fará o estudo pré-operatório. É necessário que alguém o acompanhe, de preferência alguém que o possa levar de carro porque está complicado mobilizar-se. Precisa de repouso. Assim e com a medicação que lhe dei se controlarão as dores até à cirurgia. Entretanto, deixou de poder "ganhar o seu". Não recebe qualquer tipo de subsídio. Encontra-se neste momento dependente (para comer, dormir) da D.Emilia e Sr.Francisco, que têm sido impecáveis com ele, partilhando o pouco que têm (admirável!). Portanto, precisa urgentemente de ajuda por parte da assistência social. Nunca procurou esse tipo de ajuda desde que está no Porto. É necessário que alguém o acompanhe até às 12 casas, o mais depressa possível. Os casos "novos" como o dele, têm prioridade e são atendidos entre as 9h45m e as 13h, de 2a a 6a. Era bom saber-se quem e quando o acompanharão para na ronda deste domingo se dar recado e ficar marcado com ele. As manhãs são de todo impossíveis para mim por causa do trabalho...
D.Emilia: Aquela tosse persistente e recorrente... Temos tentado tratá-la, mas necessita de fazer exames (cardiacos, resp) porque não está esclarecida a causa e "sem ovos não há omoletes"! Para isso tem de ir ao Centro de Saúde. Está inscrita na Batalha, assim como o marido, e têm uma Médica atribuída. Problema: Não têm o cartão do SNS (aquele azul); foram pedi-lo ao CS mas precisam de um papel qualquer da Seg Social para serem isentos. Pediram para alguém os acompanhar às 12 casas quando fosse possível. Penso que este papel (?!?!) se conseguirá na secção que está aberta das 9h ás 16h30m, de 2a a 6a (também na hora de almoço). Insisti para eles irem, para cultivar um bocado a sua autonomia, mas acho que sem ajuda a coisa não vai lá... Depois do cartão, marcar consulta no C.Saúde à qual vamos procurar acompanhá-la. Um passo depois do outro, havemos de lá chegar!
Sr.Francisco: Tal como o Sr.Mário também foi operado a uma perna há uns anos e quando o tempo vira, lá vem uma dorzita. Mediquei-o e tá tudo bem. Se todos os casos fossem simples como este...
Quem estiver disponível para as situações de que falei responda ao mail ou tlfon-me (965689743 / 914444424), pr se organizarem as coisas do melhor modo.
Obrigada! Beijinhos, Renata.
1 comentário:
Que saudades tinha de ti,RENATA, MINHA AMIGA!! Guardo-te, no coração, com muito carinho!!
Enviar um comentário