domingo, dezembro 30, 2007

Ronda de Natal (6º trajecto)

A noite começou no encontro com todos que vieram juntar-se trazendo a vontade de celebrar um Natal Santo (diferente) junto dos sem-abrigo. Muitas caras novas encheram de repente o exíguo espaço que nos acolhe aos Domingos. O Jorge deu o mote na oração, formámos os grupos e arrancámos.
Comigo e com o Raul veio um grupo de escuteiros de longe - de Cascais! A Margarida, a Inês, a Raquel, a Constança e o Tiago vieram ao Porto fazer uma actividade que incluía uma parte de acção social para a qual nos pediram ajuda. E os ajudados acabamos por ser nós, com a boa disposição do grupo ajudaram-nos a fazer uma surpresa aos «amigos da rua».
Na baixa, para além da normal confusão por causa da “árvore gigante”, encontrámos alguns sem-abrigo (que conhecemos de outras paragens) avisando-nos que estavam a preparar uma manifestação. Pretendiam criticar o capitalismo simbolizado pela árvore, e a falta de atenção prestada pelas instituições estatais de apoio social a eles mesmos, que vivem na rua. Sob pena de ficarmos sem os poucos sacos que levávamos, decidimos procurar quem costumamos visitar e só no fim voltar lá.
Então encontrámos o Sr. F que nos recebeu com a sua habitual simpatia. As caras novas não impediram que voltasse a contar-nos alguns trechos da sua longa narrativa, alguns novos, outros já conhecidos. Oferecemos-lhe um dos gorros que o Raul comprou e um pequeno postal de Natal. Pôs logo o gorro na cabeça, ficou contente, e guardou o postal na carteira, mostrando cuidado e gratidão. Procurámos mais à frente o Sr. V, mas não o encontrámos – no sítio dele apenas alguns cartões.
Continuamos a pé, subimos aquela rua muito inclinada e, para nossa surpresa, encontrámos o Sr. A. Já tem a tal operação marcada, estava, por isso, mais feliz. Perguntou se passaríamos lá no Domingo seguinte avisando que voltaria à sua terra, que não o procurássemos, portanto. Não quis o saco, já estava de barriga cheia, e não quis abrir logo o presente. Despedimo-nos e seguimos.
Quando voltámos à praça já a manifestação tinha desaparecido. Continuámos mas também não encontrámos o Sr. E. A noite aproximava-se do fim, mais rapidamente do que prevíamos. Seguimos então para a última paragem.
Lá encontrámos também poucos amigos. Estavam o Sr. M, e Sr. A, o M e o Sr. A. Perguntaram logo pelas habituais raparigas do grupo que desta vez não apareceram. Talvez por isso o Sr. M tenha feito birra imediata (a falta que a João lhe faz…) e tenha saído sem se despedir de ninguém. Os outros estavam bem dispostos. Depois de perceber de onde e porque vinham os nossos novos amigos, o M rejubilou e não hesitou em mostrar os seus conhecimentos em escutismo, como lhe é tão característico. Apesar de confessar que para ele o Natal «é um dia como os outros» esperamos que aquele momento tenha feito alguma diferença. Ainda levei um puxão de orelhas do Sr. A por me ter esquecido de lhe levar o azeite para a consoada – prometi redimir-me no ano-novo.
Foi pena a ronda ter sido tão curta, os nossos amigos de Cascais não tiveram muita sorte. Ficaram, pelo menos, com uma noção do que fazemos e abriram a porta do regresso para surpresas futuras aos «amigos da rua», agora que já os conhecem. É absolutamente notável que exista ainda alguém que faça algumas centenas de quilómetros em comboio regional, durma num pavilhão dos bombeiros e volte na véspera de Natal. Quando as atenções se voltam normalmente para a família e a preocupação é comprar as últimas prendas, os nossos amigos de Cascais dão este testemunho de despojamento e entrega, ao qual não ficamos indiferentes. Para eles e para todos os que estão a ler, um bom ano, um ano cheio de paz.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aproveitei a oportunidade da ronda de natal ser aberta a todos e acompanhei, pela primeira vez, um grupo que faz um percurso pelo centro da cidade. Os S.A. visitados eram conhecidos do grupo. O Sr. D, o Sr. F, o Sr. J e a Srª V. Havia outros, mas não estavam. Todos nos receberam bem. O que mais me marcou foi a forma como os elementos mais experientes do nosso grupo abordou cada SA: com proximidade (de cócaras, se necessário), com alegria (mas sem ruído desnecessário), com calor (mas sem falsas caridades), tratando cada um como pessoa com toda a dignidade. Obrigada pelo exemplo. Ana A.