terça-feira, dezembro 11, 2007

Crónica da ronda de 25/11/2007 (6º trajecto)

Partimos os 5 do local do costume e desta vez o carro não estava com o depósito na reserva, o que dimunuiu um pouco a adrenalina inicial a que já nos habituamos . A compensação veio pouco depois...
As músicas de Natal já se fazem ouvir no centro da cidade e contagiados com estas músicas avistamos o Sr.V. com o olhar fixo na pista de gelo que se encontrava à sua frente.
Não foi fácil reconhece-lo porque o seu cabelo e barba tinham crescido imenso. Depois de um pouco de conversa, e de nos contar das dificuldades que tinha para entrar em cafés devido ao seu estado de sujidade, conseguimos convencê-lo a mudar de roupa. Mudou-se ali à nossa frente e ficou como novo, agora já iriam trata-lo de outra forma, segundo ele.
Durante mais ou menos 2 meses tentámos sem sucesso que fosse tomar banho e deixamos-lhe várias vezes roupas que eram constantemente roubadas. Assim, foi com naturalidade que se criou uma enorme alegria no grupo. São acontecimentos assim que nos dão alento para continuar sempre.
Este foi apenas o ínicio da ronda que acabou por nos contagiar a todos.
O SR. A não se encontrava no local do costume, o mais provavel é ter ido à aldeia visitar a família.
O Sr. E também não se encontrava , segundo a Manela anda um pouco desaparecido.
Em Cedofeita estava o Sr. M. – com o mau humor do costume, tem uma necessidade enorme de atenção e fica cheio de ciúmes por falarmos com os outros, o SR. E. – continua dividido entre a rua e a sala de espera do hospital, o Sr. M – trouxe-nos a novidade da possibilidade de trabalhar durante as tardes na construção civil, o SR A – sempre bastante recatado, o Sr. A – também tranquilo como sempre e finalmente a Sr. A.M. também se encotrava bem disposta.
Houve uma pequena distribuição de roupa e voltamos ao lugar de partida.

Segunda à noite, passei por "casa" do E., depois de sair da aula de inglês estava a passar por lá e lembrei-me de ir ver se estava em "casa"! Foi com muita alegria que nos recebeu (eu+Zé), apreciou o nosso gesto e nós também gostamos de conversar com ele. O Zé gostou imenso, admirou bastante a inteligência e perspicácia do E.. Contou-nos que a semana passada esteve a dormir numa pensão ali perto e que tinha estado com a Manela e com a Sabina a conversar, antes tornar àquele local.

Maria João

Sem comentários: