quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Crónica da ronda de 11/02/2007 (Boavista)

A noite começou desanimada com a chuva e com a preocupação dos estado em que iriamos ou não encontrar as pessoas que estão na rua.

Distribuimos os bolos pelos sacos e juntamo-nos para mais uma oração. Esta especial e diferente, emotiva e saudosa. Afinal a Mafalda vai para Lisboa e este domingo a oração foi uma mistura de lembranças, de como tudo tinha começado, de agradecimento, porque se não fosse ela a começar não estariamos hoje a ajudar os outros, de "despedida" e de saudades já sentidas.De alma e coração cheios lá partimos para mais uma ronda, sem a Joana que AINDA estava doente e sem o Jorge que foi preciso noutra ronda...!
Com algum desânimo, chegámos à nossa primeira paragem e a D. F. não se encontrava no seu lugar, na sua casa improvisada. Lá estavam as coisas todas, mas como chovia mt, o seu colchão estava molhado e talvez por isso ela não estivesse. Mas, dado que ela tinha vindo p ali dormir porque o seu "barraco" já estava ensopado de água, saímos um pouco preocupados a pensar no lugar que ela teria encontrado p dormir. Assim, fomos descendo a rua, passando devagarinho no Millenium, a ver se o Sr. Z lá estava, mas tb não. Talvez já tenha arranjado dinheiro p a pensão... talvez...

Continuámos a ronda, e fomos para o Convívio. Aí encontrámos o P. e depois a P. que já não víamos há algum tempo. Estavam todos molhados de andar à chuva. O negócio estava mau, o que os estava a deixar um pouco desesperados...Falámos um pouco. O P. disse-nos que a sua irmã tinha ido procurá-los e que ontem (2ªf) iria c eles ao Metas. Não sei se sempre chegaram a ir, esperemos que sim... Achamos que o que eles provavelmente sentem falta é de alguém que vá c eles até lá. Pode ser um começo. Ainda disseram que a polícia ainda não lhes tirou o carro e perguntaram pela Joana que estava doente e mandaram-lhe as melhoras!!...

Ali não vimos também a M. que por lá costuma andar, a arrumar carros.

Por fim, fomos ter com o Sr. A. e, como estava a chover, fomos ao Shopping procurá-lo. Ele lá estava. Falamos bastante com ele. Sobre o filho que já voltou a casa, mas que nem lhe dirigiu a palavra quando chegou, sobre o outro que foi cúmplice e nada disse também, sobre os possíveis empregos dos filhos, sobre a sua reforma antecipada e os problemas com a segurança social… enfim, uma data de coisas que nos parecem demais para um homem esforçado, que trabalhou mais de 30 anos e agora quer sossego… Vimos uma mágoa enorme pela maneira como as coisas com os filhos estão, embora cada dia que lá vamos, tenha um sorriso e uma boa disposição que contagia. Acho que devemos estar mais atentos a ele…

Terminámos a nossa noite com uma conversa e uma oração partilhada, sempre óptima para acabar.

Espero que no próximo fds não haja ninguém doente…

Bjs a todos,

Ana B. Carvalho( e Benedita Salinas)

1 comentário:

Anónimo disse...

Meninas, obrigada por estarem sempre lá!!!
Parece que esta gripe já me deixou ... no Domingo volto ;)
ESTOU CHEIA DE SAUDADES
Beijinhos