quarta-feira, outubro 26, 2011

Crónica dos imigrantes 23 Outubro 2011

Neste 23 de Outubro de 2011, primeiro dia com meteorologia de Outono, tivemos mais uma saída com os utentes de S Cirilo. Desta vez fomos visitar algumas das igrejas centrais do Porto.
Saímos cerca das 10h10, como usualmente pela rua de Cedofeita em direção à Pr. Carlos Alberto (nome que lhe foi dado em honra de Carlos Alberto rei de Piemonte e da Sardenha que faleceu no Porto, na Quinta da Macieirinha, onde está o atual Museu Romântico).
O grupo integrava pessoas de várias crenças religiosas que interagem com respeito pelas convicções de cada um sem excluir ninguém.
Fizemos um périplo pelas ruas centrais da cidade moderna, visitando algumas das igrejas mais representativas da nova centralidade da cidade. As igrejas são um repositório de arte impossível de ignorar e um centro de religiosidade popular impressionante.
Começamos pela Igreja dos Congregados, talvez a igreja que maior afluência de Cristãos da cidade, seguimos para Igreja de Stº Ildefonso, Capela dos Alfaiates ou Nª Srª de Agosto (assim chamada por ter pertencido à Confraria dos Alfaiate cuja santa padroeira é a Nª Srª da Assunção que tem as suas festividades no dia 15 de agosto), Igreja de Stª Clara (que integrava o Convento de Stª Clara) e a Catedral da Sé. Algumas das visitas ficaram "prejudicadas" por se estarem a realizar cerimónias religiosas (missas dominicais).
O retorno feito pela Estação S Bento onde nos cruzamos com Joel Cleto que andava a fazer um programa televisivo do Porto Canal sobre Jorge Colaço, autor de inúmeros painéis de azulejos que cobrem algumas Igrejas e outros monumentos do Porto.
Revisitamos a Igreja dos Congregados, onde na altura da primeira passagem decorriam cerimónias religiosas, e regressamos a S Cirilo.
Foi uma manhã bem passada, alegre em amena cavaqueira em que até a meteorologia ajudou, embora ameaçando chuva, o tempo manteve-se seco e uma temperatura bastante amena.
A chegada deu-se pelas 12h35, fica a impressão que todos ficaram satisfeitos com a saída e à espera do magusto que se realizará brevemente.
Manuel

Sem comentários: