quarta-feira, novembro 16, 2005

Primeira crónica de 13.11.2005 (Jorge)

Com uma ligeira chuva partimos do CREU directamente para a Areosa. O sr. M. estava um pouco adormecido, mas após o primeiro contacto mostrou-nos o seu sorriso e as suas habituais brincadeias connosco. Ele estava um pouco adoentado (disse que comeu algo estragado - na segunda telefonamos aos médicos do mundo para passarem por lá).
O sr. J. falou-nos de um quarto em casa de uma amiga, que pensa poder vir a ocupar e até já tem a chave da casa, mas não a do quarto... Encorajamo-lo, enquanto ele tomava um café oferecido pelo GAS Perafita. Na rua da Alegria paramos por um senhor (M) que vimos sentado numa entrada. Ele fez uma "cura a frio" com a ajuda de dois amigos que acreditaram nele, está sem consumir à semana e meia e quer ser reintegrado no Porto Feliz. Ouvimo-lo, demos-lhe uma camisola e tentamos enchê-lo de força para o futuro.
Em seguida no Sr. D. soubemos que, graças ao esforço de Angariação e de cração das redes pessoais de contactos, a Raquel talvez consiga abrir uma vaga num lar para o Sr. D.. Ele ficou contente de saber que lá haveria mais pessoas mas estava um pouco renitente quanto à localização (quem o conhece não estranha :). Veremos se conseguimos este pequeno milagre... ele tem estado um pouco atacado pelo frio, por isso deixamos-lhe um bom cobertor.
Paramos no C. e ele estava mais falador! Soubemos que está cá há 30 anos vindo de Angola e tem família por cá. Em seguida perto da Casa da Música falamos com o J. e com o M. que está à espera de uma cirurgia às varizes no Santo António (pessoal, a rede de contactos pode fazer milagres?)... Demos-lhes um pouco de calor e dois cobertores.
No Aleixo e no reencontro com todos soubemos que o Sr. V. (provavelmente o Sem Abrigo mais mediático da cidade) que estava na rua há imenso tempo, foi acolhido por um casal que o viu ali durante anos e que agora lhe dão comida e dormida.. O mundo tem anónimos fantásticos... Bem hajam eles.
Foi uma noite cheia de esperança :) Jorge Mayer

2 comentários:

Anónimo disse...

Jorge, gostei muito de ler o que escreveste!! "O mundo tem anónimos fantásticos..."-que frase formidável pela carga de amor fraterno que encerra em si mesma! Um abraço para todos!

Anónimo disse...

Olá a todos!!
cá estou eu na minha 1ª visita ao blog.. há quem diga q já é tarde (não é jorge??!..)
queria apenas dizer q gostei mt de tudo o q li por aqui e q foi bom constatar q o q temos vivido em cada domingo, está mt bem descrito nestes comentários. E q a força q levamos cada noite, para cada um deles, assim como "aquilo" que nos une e q é visivel na cara de cada um, mesmo, muitas vezes, sem falarmos, é tão forte que até passa para o computador! ;)...
recordo, particularmente, o nosso encontro inesperado com o Manuel, aquele q estava num cantinho na rua da Alegria. Foi mt bom d ver... Ele tinha hj a reavaliação do processo, como terá corrido?...
Bem, um bj a todos.
Vemo-nos no domingo.
Ana Barbosa de Carvalho