segunda-feira, março 26, 2012

Crónica dos Imigrantes, 10 de Março de 2012

Esta saída teve como destino o Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto.
O encontro aconteceu, como de costume, à porta do Centro de S.Cirilo às 14h onde se juntaram os voluntários e os utentes (salientar a grande adesão que houve neste sábado por parte dos utentes quer externos como internos). Mais uma vez tivemos a felicidade de sermos "acompanhados" por um fantástico dia de Sol, que fez com que a viagem até ao Museu se tivesse passado de uma forma muito agradável. Prosseguimos pela rua de Cedofeita, como já tem sido hábito, e fomos aproveitando para conhecer algumas caras novas que nos acompanharam nesta visita e pondo a conversa em dia com outras que já tinham marcado presença em viagens anteriores.
A caminhada foi feita a um passo rápido o que fez com que chegássemos ao Museu com alguma antecedência, como tal esperámos cerca de meia hora à entrada, o que não custou muito, pois o tempo estava de facto muito bom. Tirámos algumas fotografias e continuámos à conversa até à chegada do Francisco.
Entrando no Museu vimos primeiramente uma exposição de mineralogia (Museu de Mineralogia Montenegro de Andrade), que continha uma vasta colecção de algumas centenas de amostras de minerais oriundas dos mais diversos locais, desde alguns minerais fluorescentes a pedras preciosas.
De seguida visitamos o Museu de Zoologia Augusto Nobre. Este englobava várias colecções que continham desde insectos e aves a mamíferos provenientes tanto de Portugal como do resto do mundo. Foi unânime que esta exposição era merecedora de um espaço maior pois a quantidade e tamanho de espécies era demasiado grande para o tamanho das duas salas em que estavam inseridas. No entanto foi uma exposição muito apreciada por todos aqueles que nos acompanharam.
Tivemos desde inicio a companhia de uma guia que nos deu algumas explicações e alguns factos curiosos sobre as exposições, e de uma visitante que também nos acompanhou ao longo de toda a nossa visita.
Terminada a visita, fizemos o percurso inverso, já com mais algum vento mas nada que atrapalhasse o regresso a S.Cirilo, nem aos utentes nem aos voluntários. Como também é usual a volta foi efectuada a um ritmo mais lento e já sem alguns participantes que foram diretamente para as suas casas, ainda assim foi feita com boa disposição e a conversa esteve sempre presente.
Tudo correu muito bem tendo sido mais uma tarde muito bem passada.

Gonçalo

Sem comentários: