segunda-feira, março 05, 2012

Crónica das Aldeias – 25.02.2012

Mais um sábado no local e na hora do costume, prontas para a visita às nossas aldeias! O dia prometia, estava um sol radiante e uma temperatura amena, muito diferente das primeiras duas visitas que fiz, em que estava muito frio! Mas o dia foi um dia de promessas…

A nossa primeira paragem foi no parque das merendas, uma óptima ideia neste dia maravilhoso, a partilha alimentar como sempre um sucesso, cheia de coisas saborosas! Mas, tenho que referir, a deliciosa sobremesa, uns brigadeiros preparados com muito carinho pela Ana. Todos nos deliciamos tanto, que não conseguimos ceder à tentação de os levar connosco para acompanhar o cafezinho habitual…A primeira promessa começou aqui, ficou decidido que a receita tinha que ser enviada para os mails de todos, visto que ninguém conseguiu resistir-lhes ;). Daqui, partimos para as diferentes aldeias, a minha era a de Basseiros, o nosso grupo para esta aldeia estava com muita gente, por isso a Margarida foi para Ansiães e eu, a Ana, a Lúcia e o Marcelo fomos visitar as nossas senhoras… Ao chegarmos à nossa aldeia deparamo-nos com várias senhoras, nomeadamente a nossa senhora Celeste, numa amena cavaqueira e a aproveitar o excelente tempo, nós está claro rapidamente participamos. Falamos sobre o tempo, sobre a falta de água e os prejuízos no cultivo, sobre as suas vidas familiares… estava tão agradável, que nem nos apercebemos que o tempo passava e muitas visitas ainda tínhamos para realizar! A segunda etapa era ir visitar a senhora Maria, que estava logo ali ao lado, e convencê-la a fazer companhia às outras senhoras e apanhar um bocadinho de ar puro dos pinheiros. Ela como sempre estava bem-disposta, e quando lhe dissemos para vir connosco aproveitar o bom tempo, ela ainda vacilou, mas disse que era tarde e que ficava para a próxima, se o tempo permitisse! Assim, ficou a segunda promessa! A nossa terceira visita foi a senhora Hermínia, que bem que ela estava, na paz do seu bonito quintal, sentada numa cadeira por baixo de um guarda-sol, a aproveitar o dia! Sentamo-nos à sua volta e iniciamos uma agradável conversa, foi com muita pena que nos viemos embora, já era tarde e ainda tínhamos uma última visita. Ficou a promessa de voltarmos com mais tempo :).
Lá subimos a ingreme colina para fazer a nossa última visita, vale a pena o esforço pelas pessoas que visitamos e pela linda vista! A senhora Dulce está acamada, devido aos seus problemas de saúde, foi uma pena termos tido pouco tempo nesta visita, como disse a Lúcia foi uma visita de médico…
Mas, ficou a promessa, que para a próxima íamos fazer muitas actividades e íamos estar mais tempo! Por fim, com algum custo, por termos deixado as nossas senhoras e com a sensação de que tinha sido pouco tempo, fomos ter com o restante grupo a Bustelo, onde partilhamos as nossas experiências do dia! Foram feitas as despedidas e regressamos ao Porto, todos bem dispostos porque o dia foi bem passado:).
Assim, foi um dia cheio de promessas, que serão para se cumprir !!

Raquel - Basseiros

Sem comentários: