domingo, novembro 02, 2008

Crónica da Ronda Sta. Catarina – 19.10.2008

A ronda desta semana teve como principal novidade o regresso esperado da nossa Raquel.
Por motivos de logistica apenas eu e a Raquel fizemos a ronda.
Começamos a noite, como de costume, a visitar a nossa querida F. que continua com problemas em relação às ajudas da segurança social para poder pagar a pensão onde está juntamente com o seu parceiro P. O P. desta vez não desceu para falar connosco mantendo o seu conhecido mau feitio.
Depois de muitas recomendações para a F. ter cuidado com a sua alimentação seguimos caminho e fomos visitar o casal mais antigo da história do FAS. A Dona E. e o Sr. F.
A Dona E. sempre muito resmungona matou as saudades da Raquel sem nunca esquecer de perguntar pelo seu querido Vasquinho e por todos os voluntários que foram saindo da ronda ao longo destes anos.
Seguindo caminho fomos visitar a I. e o seu namorado J. Devido a uns momentos mais tensos com o J. estava um pouco expactante para ver como é que estaria o seu estado de espirito. Para minha surpresa, estavam os dois muito divertidos e bem dispostos.
O J. está muito feliz por partilhar a vida com a I. e por poder comer refeiçoes quentinhas graças ao novo micro-ondas. Como estava a dar a novela, a I. pediu para sermos rápidos nas conversas pois a novela estava numa parte bastante emocionante.
O ponto de encontro seguinte foi no local mais frio da nossa ronda, com ventos fortes, só compensados pelo calor humano dos nossos S.A. Como é costume, juntou-se o S.P., a A., o sr. J., o Sr. A. e o L.. Como só estavamos nós os dois tivemos uma conversa com todos ao mesmo tempo sem grandes novidades mas com a boa disposição e alguns filmes do costume…
Já a altas horas da noite fomos visitar o E. que está sempre dentro da sua tenda equipada com um dos melhores isolantes térmicos para não passar frio.
Estava muito mal chateado pois dois assaltantes tinham espancado uma pessoa que ficou muito mal tratada e que o E. estava a ajudar. Bebeu o seu chá, contou algumas histórias relacionadas com o que tinha sucedido e voltou para a sua tenda.
Acabamos a ronda com uma partilha final em que entregamos a noite ao Senhor e fomos para casa, já que no dia seguinte é dia de acordar muito cedo…

Luís Pedro Pires

Sem comentários: